Geral

Livro ‘Criciúma: uma história de todos’ vira projeto na Escola Érico Nonnenmacher

Durante todo o segundo semestre, a unidade escolar fará atividades dos aspectos históricos e geográficos do município

Divulgação

Atividades de apresentação de imagens e vídeos, visitas aos pontos turísticos do município, aulas expositivas, debates e seminários são algumas das ações desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Érico Nonnenmacher com o Livro ‘Criciúma: uma história de todos!’, lançado em abril. As atividades serão realizadas pelos estudantes do 3º e 4º ano durante todo o segundo semestre.

Intitulado ‘Minha Criciúma de ontem e hoje’, a iniciativa tem objetivo de valorizar as origens criciumenses e estudar os aspectos históricos, geográficos e culturais da cidade carbonífera. “Percebermos a importância de passar para os alunos as questões da construção da nossa identidade e desenvolver e incentivar os estudantes a ter uma consciência que permite valorizar e preservar a cultura material e a memória da cidade”, frisou o diretor da EMEB Érico Nonnenmacher, Deivid da Silva Pinto.

Para cada turma, a escola possui uma proposta pedagógica diferente. Para os alunos do 3º ano, a intenção é que conheçam mais da cidade e do campo, conceito do lugar, espaço vivido e da paisagem. Já os estudantes do 4º ano, é para aprender sobre os processos migratórios para a formação do Brasil e uso de tecnologias, etc. A unidade trabalhará duas horas por semana com os alunos as atividades voltadas para o exemplar.

“Quando elaboramos o livro era a nossa intenção que os alunos pudessem conhecer mais sobre o nosso município, pois é conhecendo o passado que eles podem mudar o futuro. É um material rico sobre Criciúma, com todos os aspectos de uma forma lúdica para trabalhar em sala de aula”, frisou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Livro ‘Criciúma: Uma história de todos’

O livro conta a história dos 141 anos de Criciúma. A obra é escrita pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

O exemplar engloba desde os primeiros habitantes, os povos indígenas e seu contato com os colonos, passando pelos movimentos migratórios, os quais contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento social e econômico e as modificações do município durante os anos. Além de reunir, fotografias, informações sociais, econômicas, geográficas, de infraestrutura e administrativas de Criciúma.

Notícias Relacionadas

“Golpe do Falso Leilão” resulta na condenação de seis pessoas em Santa Catarina

Criminosos usavam site falsos e fraudavam logomarca do TJSC para atrair vítimas Criminosos usavam site falsos e fraudavam logomarca do TJSC para atrair vítimas

CCR ViaCosteira: Detonações seguem na BR-101 Sul

Experiências práticas marcam visita na UniSatc

Alunos do Colégio Extensão X, de Araranguá, conheceram os laboratórios do Centro Universitário

Família italiana visita Satc após Programa de Intercâmbio

Após 14 anos da iniciativa, as famílias se reencontram no Brasil e decidem visitar a Satc, que fez parte desta trajetória.