Geral

Representantes da cidade de Rio das Flores conhecem o projeto 100% Esgoto Sanitário Tratado de São Ludgero

Rio das Flores é um município do estado do Rio de Janeiro, tem uma área territorial de 477,662 km² e uma população estimada em 12 mil habitantes

Divulgação

Com o objetivo de conhecer in loco o projeto 100% Esgoto Doméstico Tratado de São Ludgero, que é case de sucesso e eficiência para o Brasil, em especial o Sistema Individual de Tratamento (SIT) nas residências rurais, estão visitando o município o Secretário de Meio Ambiente da cidade de Rio das Flores (RJ), Guilherme Silva Guedes, e a consultora Carolina Machado. Foram recepcionados ontem, quarta-feira, 13, pelo prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, e pela Diretora Geral do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Samae), Judite Peters Schurohff. Ficam em São Ludgero até hoje, quinta-feira, 14, até final da tarde.

Ao chegarem se reuniram no Gabinete do Prefeito com a equipe da Prefeitura de São Ludgero que apresentaram e, detalharam, a história do tratamento de esgoto nas áreas urbana e rural da cidade. Os visitantes fizeram seus questionamentos e sanaram todas as dúvidas. Em seguida, conheceram in loco a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no centro da cidade. Hoje, quinta-feira, 14, acompanharam instalações de Sistemas Individuais de Tratamento em residências novas nas comunidades do interior acompanhado do Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo, Paulo Sérgio Lorenzetti. Também, conheceram a Estação de Tratamento de Água (ETA) e a Sede Administrativa do Samae. Durante as visitas conheceram a eficiência de São Ludgero no tratamento de água, sem nenhum tipo de desperdício com o uso de alta tecnologia, e tiveram a oportunidade de ir até o Morro da Cruz, que oportuniza uma belíssima visão das praias de Laguna e as Encostas da Serra Geral. Além disso, conheceram outro case de sucesso na aplicação do dinheiro público, que é a inovação na forma de executar pavimentações, fazendo muito mais com menos.

O Secretário de Meio Ambiente de Rio das Flores, Guilherme Silva Guedes, diz que a visita foi motivada pelo projeto que oportuniza tratamento de esgoto na área rural, uma das propostas e desejo da Gestão Municipal atual de querer implantar na cidade. “Existiam algumas dúvidas, mas ao chegar e conhecer a dinâmica da Gestão Municipal de São Ludgero, in loco, percebemos que existe zelo muito grande com o dinheiro público e são muito eficientes em tudo que fazem”, pontua. Ele completa que Rio das Flores possui coleta de esgoto em 60% do perímetro urbano e quer intensificar os investimentos na área. “Algo positivo em São Ludgero é que a política não tem interferência no projeto de saneamento, é um projeto da cidade, orgulho de todos”, completa.

Sobre a visita o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que a troca de experiências deve sempre existir entre as gestões públicas. “Assim como o Guilherme e a Carolina saíram do Rio de Janeiro para conhecer algo bom para implantar na cidade a qual amam muito, nós aqui de São Ludgero, também buscamos novas ideias que possam contribuir com o desenvolvimento saudável da cidade e o aumento da qualidade das pessoas”, declara.

Rio das Flores é um município do estado do Rio de Janeiro, tem uma área territorial de 477,662 km² e uma população estimada em 12 mil habitantes.

Notícias Relacionadas

Tragédia em mina: Trabalhador morre após soterramento em Treviso

Fato ocorreu na manhã desta segunda-feira (6).

Eleitores de SC têm até quarta para emitir ou transferir título

Justiça Eleitoral ampliou horário de atendimento presencial em cartórios para atender quem deseja votar nas eleições municipais de outubro

“Temos que escolher quem salvar”, diz policial de SC que atua no resgate das vítimas no RS

Felipe Sommer atua desde quarta-feira (1°) nas cidades gaúchas atingidas pelas chuvas

Chuvas intensas não dão trégua no Rio Grande do Sul

Novo alerta do Inmet é válido até meio dia desta terça-feira