Educação

Turmas do 9º ano aprendem a fazer sabão caseiro

Alunos reaproveitaram o óleo usado dentro da proposta da economia circular

Divulgação

A jovem Letícia Amanda Gomes, 15 anos, está fazendo o que sua avó, a dona Denice, já sabe fazer: sabão caseiro. “Já vi minha vó fazendo, mas nunca tinha experimentado”, comentou. Letícia e os colegas das turmas do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Satc, estão aprendendo a reutilizar o óleo usado fazendo sabão.

As próprias turmas fizeram a coleta, trazendo o produto usado de casa ou de lanchonetes. No Laboratório de Ciências, vestidos com os jalecos brancos, os alunos auxiliam no experimento. “Tem que ficar mexendo 30 minutos, não pode parar”, avisou a professora Zenaide Paes Topanotti.

A , como é conhecida, é uma das entusiastas do projeto. “Estamos promovendo a economia circular. Não podemos desperdiçar nada. Aqui recebemos o óleo, ele é transformado em um novo produto e vai virar sabão”, explicou. E esse novo item vai ser usado pela equipe de limpeza da Satc, para lavar ambientes e panos.

O projeto de produção de sabão caseiro auxilia na sustentabilidade, reaproveitando o óleo e reduzindo o impacto ambiental. Os alunos também trouxeram caixas vazias de leite que vão receber o produto já pronto. No Laboratório, a técnica em Química Anna Julia Martins Pedroso, auxilia os estudantes. “Quando eu fazia o curso técnico também aprendi a fazer o sabão”, comentou Anna.

A iniciativa será realizada em outras tardes com as demais turmas do 9º ano. A receita do sabão caseiro foi elaborada pela equipe do laboratório do técnico em Química. A mistura principal é feita pela professora e todo o processo é supervisionado por ela.

Notícias Relacionadas

Colisão entre duas motocicletas deixa motociclistas feridos na SC-446 entre Criciúma e Nova Veneza

A aeronave do Saer/Sarasul foi acionada pela Central do Samu 192 para auxiliar no atendimento das vítimas

Histórico: Criciúma goleia o Vasco por 4 a 0, em São Januário

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.