Geral

Idoso é picado até a morte por enxame de abelhas em SC

No momento do ataque, segundo a ocorrência, o homem usava um chapéu improvisado com uma tela

Divulgação

Um apicultor de 84 anos foi morto após ser atacado por um enxame de abelhas em Curitibanos, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 16h30 de quinta-feira (21) para prestar socorro. O idoso cultivava as abelhas em 23 caixas do terreno de um conhecido e não usava proteção adequada para prevenir as picadas no momento do ataque, segundo a ocorrência.

Conforme o Sargento do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Julio César Figueiredo, a proteção da vítima consistia em um chapéu com uma tela simples. Conforme o relato, um senhor, que todos os dias dava carona ao idoso, foi até o local e o viu caído no chão cercado de abelhas.

Para fugir do enxame, ele correu para os vizinhos, de onde pediu socorro.

— Como a ocorrência foi registrada como mal súbito, a princípio, os socorristas não chegaram ali protegidos. Mas eles tinham roupa de proteção no veículo, então quando viram o enxame, fecharam novamente a porta da ambulância e se protegeram para resgatar o homem — detalha o sargento.

De acordo com o oficial, após identificarem que o idoso não tinha mais sinais vitais, os socorristas chamaram apoio para proteger o corpo do apicultor. Segundo o sargento, ele possuía inúmeras picadas no rosto e na cabeça.

— O primeiro foco foi preservar o corpo, então procuramos afastá-lo a uma distância segura, e mesmo assim, eram muitas abelhas. Não é possível identificar a causa da morte antes da perícia, mas pela quantia de picadas, é provável que ele tenha morrido de choque anafilático — fala Figueiredo.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

SC declara emergência em saúde após explosão de casos de doenças respiratórias e internações

Decreto de emergência tem validade de 180 dias, segundo o governo estadual

Despedida do El Niño em SC terá maio chuvoso e início de inverno com pouca chance de neve

Previsão para o próximo trimestre indica chuva e temperatura acima da média, com "virada de chave" depois da chegada do inverno

Gabigol consegue efeito suspensivo no CAS e pode voltar a jogar

Ele fora punido a 2 anos de afastamento por fraude em exame antidoping

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Este é o melhor resultado do Caged para o mês desde 2020