Economia

Brasil corta em 10% as tarifas de importação

Ministro da Economia diz que redução ajudará a moderar a inflação

Divulgação

O governo brasileiro anunciou hoje (5) a redução em 10% das tarifas de importação de aproximadamente 87% dos bens e serviços importados pelo país até o dia 31 de dezembro de 2022.

Em nota conjunta, divulgada pelo Ministérios da Economia e das Relações Exteriores, o governo diz que a medida “justifica-se pela situação de urgência trazida pela pandemia de covid-19 e pela necessidade de poder contar, de forma imediata, com instrumento que possa contribuir para aliviar seus efeitos negativos sobre a vida e a saúde da população brasileira”.

Inflação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira (5) que essa redução nas tarifas de importação vai ajudar a moderar a inflação no país. Ele comentou o corte nas alíquotas durante sua participação na terceira edição da Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul, promovida pelo Conselho de Câmaras de Comércio do bloco econômico.

“A nossa Tarifa Externa Comum ainda é muito elevada e isso num momento como o atual, em que nós temos uma pressão inflacionária forte na economia brasileira e gostaríamos de dar um choque de oferta, facilitar a entrada de importações para dar uma moderação nos reajustes de preços, é o momento ideal para fazer uma abertura, ainda que tímida, da economia”, afirmou o ministro.

Com informações da Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Saúde alerta para vigilância e imunização contra febre amarela

Dois novos casos foram registrados

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país

Sicredi inaugura Agência do Rosa e fortalece presença em Imbituba

Novo espaço objetiva atender as necessidades da comunidade e impulsionar o desenvolvimento local

Voleibol da Satc é destaque em Jogos Escolares

Equipe masculina conquistou o primeiro lugar se classificando para a fase microrregional