Segurança

“Pesca” de envelopes em caixas eletrônicos motiva operação e três são presos em SC

Polícia Federal cumpre mandados de prisão, busca e apreensão em seis Estados

Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (10) a segunda fase da Operação Pesca Urbana e prendeu preventivamente dois homens e uma mulher em Florianópolis. A ação busca desarticular uma organização criminosa especializada em furtos em espaços de autoatendimento de agências da Caixa Econômica Federal e de outras instituições bancárias.

Além de Santa Catarina, a operação também ocorre nos Estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Espírito Santo. Ao todo, os policiais federais cumprem 18 mandados de prisão preventiva, além de 34 mandados de busca e apreensão e medidas para bloqueio de bens dos investigados.

Segundo a Polícia Federal, o grupo utilizava um sistema para “fisgar” envelopes com os valores depositados nos terminais de autoatendimento de agências bancárias. Apenas em 2021, 545 ocorrências ligadas à organização criminosa foram registradas em unidades da Polícia Federal em todo o país.

Os investigados vão responder pelos crimes de furto qualificado, organização criminosa e podem ser responsabilizados também por outras práticas criminosas que venham a ser identificadas com o avanço das investigações.

Mais de 40 presos em flagrante

A Polícia Federal divulgou que, até a operação desta quarta, 49 pessoas envolvidas com a organização criminosa já haviam sido presas em flagrante por furto a agências bancárias em vários Estados.

As investigações começaram em janeiro deste ano, a partir do ataque da organização criminosa a nove agências da Caixa Econômica Federal na Serra Gaúcha, que resultou na deflagração da primeira fase da Operação Pesca Urbana, no dia 24 de abril.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Vereadores de Orleans aprovaram três Projetos de Lei, três Indicações e um Requerimento

A 14ª sessão ordinária foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 6, sob a presidência da vereadora Maiara Dalponte Martins (MDB).

Vereador sugere que Poder Executivo crie programa social voltado ao esporte, em Lauro Müller

A Indicação nº 20/2024, de autoria do vereador Ricardo Fontanella (PP), foi apresentada durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 6.

Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Serão liberados R$ 580 milhões para 448 cidades gaúchas

Ingresso para Criciúma e Palmeiras custará R$ 220,00