Geral

Congresso Brasileiro de Carvão Mineral traz debates sobre futuro da cadeia produtiva

Evento, que ocorre de maneira online, será realizado de 29 de novembro a 3 de dezembro

Divulgação

O principal evento da indústria carbonífera no país ocorre na próxima semana. O VI Congresso Brasileiro de Carvão Mineral (IV CBCM) trará, mais uma vez, os principais nomes do setor para debater novas perspectivas e ações que estão sendo implantadas. Com o tema “Desafios para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do carvão mineral”, o Congresso é uma oportunidade para que a sociedade conheça os avanços do segmento.

Realizado de maneira online para os inscritos, o Congresso ocorre entre 29 de novembro e 3 de dezembro, reunindo pesquisadores do Brasil e também do exterior, além de representantes da indústria e de órgãos governamentais.

“O Congresso é fundamental para que a massa crítica que trabalha com carvão possa apresentar para a sociedade o trabalho que vem sendo feito nos últimos anos. Com isso, mostrar que os trabalhos executados pela indústria possam ser debatidos e mostram a relevância do carvão com eficiência, criação de novos produtos e na busca de um combustível sustentável de baixo carbono”, explica o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Luiz Zancan.

O setor carbonífero está passando por uma nova fase, promovendo a transformação energética e utilizando tecnologias de baixo carbono. “O momento do carvão requer cada vez mais a parte de tecnologia, para que possamos reduzir o carbono de nossa indústria, e esse congresso é fundamental para isso”, ressalta Zancan.

A organização do evento é da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, PUC/RS, Unisinos, UniSatc, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Unipampa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Instituto Federal de Santa Catarina.

Programação completa

O evento inicia na segunda-feira (29) com três minicursos voltados para as áreas carboquímica, de emissões atmosféricas relacionadas ao uso do carvão e de modelação numérica de combustão de carvão.

Na terça-feira, a partir das 9h, ocorre a cerimônia de abertura com a participação do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Pedro Paulo Dias Mesquita Bento, além da presidente da Associação Mundial do Carvão, Michelle Manook. A primeira palestra do dia será com a vice-presidente para assuntos internacionais do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha (CSIC), Angeles C. Borrego, que vai tratar de “Aplicações emergentes de carbono e perspectivas de inovação”. A manhã encerra com uma mesa redonda que vai tratar de “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no setor de carvão mineral” com Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (SEMPI/MCTI), o vice-Presidente de Pesquisa e Inovação Tecnológica da ABCM, Márcio Zanuz e Renato Almeida (DURAG Group).

No período vespertino, uma nova rodada de palestras debate a produção de culturas energéticas em solos contaminados, drenagem ácida, e saturação por alumínio em solo construído. Os temas serão apresentados pelos pesquisadores Ana L. Fernando (Universidade Nova de Lisboa), Ivo Schneider (UFRGS) e Daniel Pazini Pezente (UniSatc). Na sequência, serão realizadas as sessões para os trabalhos inscritos.

A programação completa pode ser vista no site do evento.

Notícias Relacionadas

Colisão entre duas motocicletas deixa motociclistas feridos na SC-446 entre Criciúma e Nova Veneza

A aeronave do Saer/Sarasul foi acionada pela Central do Samu 192 para auxiliar no atendimento das vítimas

Histórico: Criciúma goleia o Vasco por 4 a 0, em São Januário

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.