Saúde

Sem prazo para chegar dose de reforço, SC tem mais de 260 mil pessoas imunizadas com a Janssen

Última remessa com imunizantes fabricados pela Johnson & Johnson desembarcou no dia 20 de setembro em Santa Catarina; governo estadual orienta o que fazer para quem está com a vacinação atrasada

Divulgação

Santa Catarina atingiu, na última quinta-feira (2), a marca de 5 milhões de pessoas imunizadas contra a Covid-19. Além de seguir o foco de fechar o ciclo vacinal, o foco também está na aplicação do reforço.

De acordo com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), 260.606 receberam a aplicação única do imunizante da Janssen até a última terça-feira (2).

Vale ressaltar que a última remessa com as doses fabricadas pela Johnson & Johnson desembarcou no dia 20 de setembro em Santa Catarina. Dessa forma, todos que foram vacinados já estariam dentro do prazo estipulado de, no mínimo, dois meses para o reforço.

“Podendo este intervalo ser de até seis meses, cuja estratégia pontual dependerá do cenário epidemiológico local e adjacências e condições específicas da população que receberá o imunizante da Janssen previamente”, esclarece a Dive/SC seguindo a orientação do Ministério da Saúde.

Apesar da orientação, Santa Catarina não recebeu vacinas contra a Covid-19 para iniciar a aplicação. Ainda de acordo com a nota da diretoria, o estado aguarda a chegada de doses da Janssen para começar a vacinação, já que segue a recomendação do Ministério da Saúde.

O superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro, afirmou, no início da noite da última quinta, ainda não havia informação de nova remessa das doses da Janssen para o estado.

O que fazer se já estiver dentro do prazo

A Dive/SC esclarece que, neste momento, não é recomendável a aplicação de vacina de outro fabricante para quem tomou a Janssen.

No entanto, existe a exceção dos casos de mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual, estão gestantes. “Essas podem procurar a unidade de saúde para o reforço com o imunizante da Pfizer”, esclarece.

SC atinge os 5 milhões, mas 9 cidades estão atrasadas
Santa Catarina atingiu a marca de 5 milhões de pessoas com o ciclo vacinal completo contra a Covid-19, ou seja, 69,09% da população total.

Apesar disso, nove municípios estão com menos de 55% da imunização completa da sua população. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (2), mas se referem a dados computados até o dia anterior.

A Secretaria de Estado da Saúde encaminhou ofícios solicitando informações sobre os motivos das baixas coberturas, se comparado com os demais. Segundo o superintendente de vigilância em Saúde, Eduardo Macário, as coberturas vacinais devem ser homogêneas.

“Os municípios de Entre Rios, Araquari e Ipuaçu possuem população indígena cujos registros não estão sendo contabilizados. Já o município de Calmon informou que estão providenciando os ajustes no sistema”, explica Macário.

Divulgação

O número de 5 milhões de imunizados representa, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 80% da população com 30 anos ou mais completamente imunizados.

Na faixa entre 18 e 19 anos, a cobertura vacinal é de 68,76%. Para aqueles entre 20 e 29 anos são 74,14% de imunizados contra a Covid-19.

Entre os adolescentes, último grupo a iniciar o ciclo vacinal, são 78,6% já receberam a 1ª dose e 20,73% completaram a imunização.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos será bloqueado

A previsão é que as pistas fiquem interditadas por cerca de três horas

Serra do Rio do Rastro será interditada no próximo final de semana

Rodovia estará fechada no próximo final de semana para o Rio do Rastro Marathon 2024

Vereadores de Orleans aprovam um Projeto de Lei e duas Indicações

Entre os Projetos de Lei aprovados, estava o que autoriza o patrocínio, no valor de R$ 80 mil, por parte do Município ao evento Rio do Rastro Marathon 2024.

Vereadores de Lauro Müller aprovam Projetos de Lei, Moção e Pedido de Informação

Na ocasião, foi aprovado o Projeto de Lei que veda a nomeação de parentes de autoridades para cargo em comissão ou função gratificada no Legislativo e no Executivo.