Saúde

Laboratório sem alvará e suspeito de irregularidades em testes de Covid tem atividades suspensas em SC

Além da proibição do serviço, o local foi alvo de cinco mandados de busca e apreensão.

Divulgação

Um laboratório suspeito de aplicar testes de Covid-19 sem alvará sanitário e com irreguralidades em utilizar exames e termômetros sem o número de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi alvo de cinco mandados de busca e apreensão em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. As atividades foram suspensas no local na terça-feira (7).

A ação foi solicitada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e cumprida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Uma investigação conduzida pelo órgão apontou que, mesmo interditado desde maio por falta da documentação de funcionamento, a empresa continuou aberta. O nome do laboratório investigado não foi divulgado.

A Vigilância Sanitária apontou ainda que laudos de teste de Covid-19 seriam emitidos por profissionais não autorizados e aplicados em locais inadequados. Além disso, a empresa não estaria alimentando o sistema oficial do Ministério da Saúde (E-SUS/VE) para acompanhamento e estatísticas da pandemia.

Na terça, a 2ª Vara Criminal da cidade determinou o recolhimento de todos os laudos de exames realizados nas unidades laboratoriais e todo material de operação como testes, termômetros e aparelhos.

A decisão da Justiça catarinense também determinou a instalação de uma placa em frente ao local com a seguinte informação: “as atividades da empresa estão suspensas por força da decisão judicial da 2ª Vara Criminal da Comarca de Balneário Camboriú”.

O laboratório deve se abster de realizar qualquer tipo de atendimento até que as atividades sejam devidamente regularizadas. Caso descumprida a ordem, poderá ser decretada a prisão preventiva dos envolvidos, informou o MPSC.

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

Vereadores de Orleans aprovaram três Projetos de Lei, três Indicações e um Requerimento

A 14ª sessão ordinária foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 6, sob a presidência da vereadora Maiara Dalponte Martins (MDB).

Vereador sugere que Poder Executivo crie programa social voltado ao esporte, em Lauro Müller

A Indicação nº 20/2024, de autoria do vereador Ricardo Fontanella (PP), foi apresentada durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 6.

Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Serão liberados R$ 580 milhões para 448 cidades gaúchas

Ingresso para Criciúma e Palmeiras custará R$ 220,00