Geral

Ataque de hackers derruba site do Ministério da Saúde e afeta o ConecteSUS

Usuários relataram não conseguir acessar os comprovantes de vacina ou sequer acessar o aplicativo

Divulgação

Um ataque hacker ao aplicativo ConecteSUS e à página do Ministério da Saúde na manhã desta sexta-feira (10) fez com que os comprovantes de vacinação não pudessem mais ser acessados pelos usuários: relatos de usuários diziam que os comprovantes não apareciam no aplicativo, ou que os usuários sequer conseguiam acessá-lo.

Ao mesmo tempo, uma mensagem passou a ser exibida nos sites do ConecteSUS e do Ministério da Saúde: “os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”, diz o texto, assinado pelo Lapsus$ Group. “50 TB de dados estão em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados.” A mensagem apareceu de forma intermitente até parar de ser exibida, por volta das 7h, segundo informações do g1.

Segundo o Lapsus$ Group, um ransomware foi utilizado para realizar o ataque – um tipo de vírus que sequestra o conteúdo do computador ou do sistema, permitindo que o autor sobre um valor em dinheiro pelo “resgate”. Apesar de a mensagem sobre o ataque hacker não estar mais sendo exibida no site, o funcionamento do ConecteSUS ainda não foi restaurado.

O ConecteSUS é o aplicativo oficial para emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido em 19 capitais brasileiras para acesso a locais públicos.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.

SC atinge marca de 80% de esclarecimento de homicídios e se aproxima de índice europeu

Número de prisões em flagrante também aumentou em 2024, em comparação com o ano anterior

Sábado terá sol temperaturas de até 36°C em SC; veja como estará o tempo em sua região

Estas condições antecedem uma frente fria