Segurança

Apreensão de cocaína em avião da FAB provoca operação da PF em Florianópolis

Mandados são cumpridos também em Brasília; caso veio à tona em 2019 após prisão de sargento na Espanha ao tentar entrar com 37 quilos da droga

Divulgação

A nova etapa da operação que investiga tráfico internacional de drogas em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) cumpre cinco mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (15) em Florianópolis e Brasília.

O trabalho da Polícia Federal nesta manhã é a 5ª fase da operação Quinta Coluna, que investiga um grupo que transportou 37 kg de cocaína em um avião da FAB, do Brasil para a Espanha, em 2019. Na ocasião, um sargento brasileiro foi preso na Europa. As informações são do g1. Um posicionamento da Força Aérea é aguardado pelo portal.

Agora, a Justiça Federal determinou o sequestro e o bloqueio de imóveis, R$ 3,6 milhões e de dois veículos de luxo. O nome do alvo não foi divulgado.

Conforme o g1, As investigações apontam que o investigado usou parentes como “laranjas”, movimentou valores em espécie e adquiriu bens, de acordo com a Polícia Federal. O esquema também teve a participação de empresas de fachada para “dissimular a propriedade de imóveis e a movimentação de dinheiro”.

Segundo a Polícia, esta fase da operação busca mais provas da lavagem de dinheiro praticada pelo chefe da associação criminosa.

Outras etapas

O envio de entorpecentes usando aviões militares veio foi descoberto com a prisão do sargento brasileiro Manoel Silva Rodrigues, em junho de 2019, em Sevilha, na Espanha. A droga estava sendo transportada em um voo da comitiva presidencial. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), não estava na aeronave.

A primeira fase da operação Quinta Coluna foi deflagrada em fevereiro de 2021 pela Polícia Federal. Na ocasião, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão.

Outros três militares e a esposa de Manoel Silva Rodrigues foram presos um mês depois, por participação nos crimes. Um suspeito de ameaçar testemunhas da investigação foi preso em outubro.

Condenação

O sargento Manoel Silva Rodrigues foi condenado pela Justiça espanhola em fevereiro de 2020 a seis anos e um dia de prisão e ao pagamento de multa de 2 milhões de euros.

Rodrigues afirmou à Justiça espanhola que foi a primeira vez que transportou drogas. A carga seria deixada em um centro comercial de Sevilha.

A Justiça da Espanha negou um pedido de transferência do militar em setembro do ano passado. Ele vai cumprir a pena integralmente no país europeu.

* As informações são do g1 e do CBN.

Notícias Relacionadas

Vereadores de Orleans aprovam um Projeto de Lei e duas Indicações

Entre os Projetos de Lei aprovados, estava o que autoriza o patrocínio, no valor de R$ 80 mil, por parte do Município ao evento Rio do Rastro Marathon 2024.

Vereadores de Lauro Müller aprovam Projetos de Lei, Moção e Pedido de Informação

Na ocasião, foi aprovado o Projeto de Lei que veda a nomeação de parentes de autoridades para cargo em comissão ou função gratificada no Legislativo e no Executivo.

Equipe da Cegero está concluindo melhorias que garantem o desenvolvimento do bairro Bela Vista

O presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o Chico, sobre os investimentos realizados reforça que se tratam da execução de um planejamento estratégico de melhorias contínuas para garantir o desenvolvimento saudável e com energia de qualidade

Projeto ‘Papo Legal’ aborda desenvolvimento educacional e emocional de alunos do Colégio Satc

Momento de reflexão envolveu a importância da qualidade de vida com a organização da rotina durante o Ensino Médio