Geral

Investimentos e projetos fazem de Criciúma o novo polo de turismo no Sul do Brasil

Com isso, o município sediará, pela segunda vez, a primeira etapa do STU National, entre os dias 13 e 23 de janeiro. Criciúma já possui diversos equipamentos voltados para o turismo e projetos futuros para fomentar ainda mais o setor

Divulgação

Entre a serra e o mar, Criciúma possui uma localização privilegiada para negócios e também para o turismo. Nos últimos anos, o município está investindo para se transformar em um polo turístico no Sul do Brasil. Cercada por parques, museus e locais históricos, a cidade está ganhando destaque em nível nacional. A evidência do segmento está atraindo grandes competições esportivas, como a STU National. Criciúma abre, pela segunda vez, a disputa na modalidade de skate com grandes nomes, inclusive medalhistas olímpicos.

Entre 2014 e 2019, o município apresentou um crescimento de 4% no número de empresas relacionadas com o setor. Atualmente, são 782 empreendimentos do ramo, que geram 2,5 mil vagas de emprego diretas e R$ 80 milhões em valor agregado. “O nosso município possui tudo para ser um grande polo de turismo. Temos uma boa rede hoteleira e um leque de opções de restaurantes, sabemos que esses nichos também crescem junto com os nossos investimentos nesta área. Estamos investindo em grandes projetos e trabalhando para transformar a nossa cidade em um ponto de referência no turismo brasileiro”, destacou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O título da cidade dos parques não é à toa. Criciúma possui três parques em locais estratégicos: o Parque das Nações Cincinato Naspolini, na região da Próspera, Parque dos Imigrantes, no Rio Maina, e Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, no bairro São Luiz. Os três espaços são uma imersão na história do município e uma homenagem aos imigrantes que constituíram essas terras. Além dos locais de lazer, a cidade carbonífera possui a única mina de carvão aberta para visitação da América Latina. O atrativo leva o turista a conhecer a exploração do carvão mineral.

Além disso, os museus e locais históricos são outro ponto de visitas na cidade, como Museu Augusto Casagrande, o Memorial Casa do Agente Ferroviário, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o Parque Ecológico Municipal José Milanese, a Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, o Monumento do Mineiro, entre outros.

Futuros projetos

Para incentivar ainda mais o setor, a Administração Municipal está com mais projetos na área. O município terá a construção do Mirante Realdo Santos Guglielmi, localizado no Morro Cechinel, com mais de 30 metros e que vai permitir uma visão 360° da cidade, além do Parque Municipal da Santa Luzia.

Outro projeto que está em ascensão é o Parque Ecológico do Morro Cechinel, denominado “Monte do Saber”. Com uma área de 71 mil m², o local abrigará a Mina de Visitação Octávio Fontana e três novas atrações. A primeira delas é o mirante, que vai contar com um elevador panorâmico, uma plataforma de vidro e praça gastronômica. Também nessa área, no alto do Morro Cechinel, há o projeto de implantação do Planetário Municipal e uma réplica do Parque Stonehenge, da Inglaterra.

“Estes novos projetos vão contribuir muito para colocar Criciúma entre uma das principais cidades do turismo no Estado. Temos equipamentos únicos que atraem a curiosidade de muitas pessoas e agora com novos projetos, terá ainda mais”, afirma o diretor de turismo da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail.

Atendimento especializado para fomentar o turismo

O Governo de Criciúma também inaugurou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no hall do Parque das Nações. O local tem como objetivo prestar informações sobre o turismo do município aos visitantes, por meio de materiais de divulgação dos pontos turísticos, vídeos institucionais e informações sobre estadia e alimentação

O município também tem um site voltado ao turismo, com informações sobre as principais hospedagens, locais de lazer, restaurantes, pontos turísticos, transporte da cidade. O endereço on-line, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), está disponível no link.

STU National

Com tantos atrativos e investimentos, o município está se destacando em âmbito nacional, agora também como sede de eventos esportivos. Pela segunda vez, o município recebe a primeira etapa do STU National. O evento ocorre entre os dias 13 e 23 de janeiro, na pista de skate localizada dentro do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi.

A etapa abre o circuito brasileiro da modalidade e vale pontuação máxima no ranking nacional. Na primeira será as competições de Street e a segunda semana é para o Park, nas categorias feminino e masculino. “Nosso esporte sempre se destacou em nível estadual e também nacional e agora, estarmos na rota do skate brasileiro e abrindo o calendário de eventos nos deixa muito felizes. Mostra que estamos no caminho certo, acreditando em nossos atletas, impulsionando o esporte e acreditando no sonho de cada um deles”, enfatizou o presidente da FME Criciúma, Neto Uggioni.

A competição vai contar com atletas olímpicos Rayssa Leal, Pedro Barros, Pâmela Rosa, Luizinho, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Dora Varella e Pedro Quintas. Além de Lucas Rabelo, vice-campeão mundial no Super Crown de Jacksonville, nos EUA, e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, na Colômbia.

O campeonato terá transmissão ao vivo nos canais oficiais do STU, no SporTV e na programação oficial do Verão Espetacular da TV Globo.

Notícias Relacionadas

Navio de ‘guerra’ rumo ao RS é o maior da Marinha e consegue produzir água potável

Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico se desloca para o Rio Grande do Sul com a missão de ajudar a população atingida pelas cheias

3ª edição do evento “Família na Escola” acontece em São Ludgero

Frente fria chegando aí! Tempo inicia firme, mas pela tarde tudo deve mudar em SC

Conforme informações da Defesa Civil, a frente fria vem do Rio Grande do Sul e pode afetar algumas regiões de Santa Catarina

CCR ViaCosteira reforça ações de conscientização sobre trânsito seguro neste Maio Amarelo

Neste ano, o Maio Amarelo abordará o tema “Paz no Trânsito começa por você”;