Segurança

Quatro cidades de SC são alvo de operação da Polícia Federal

Mandados de busca e apreensão contra o tráfico internacional de drogas e a lavagem de dinheiro são cumpridos em cinco Estados e três países

Divulgação

Quatro cidades de Santa Catarina são alvos de operações simultâneas contra o tráfico internacional de drogas e a lavagem de dinheiro, conduzidas pela Polícia Federal do Rio de Janeiro em cinco estados e três países nesta terça-feira (15). Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Balneário Camboriú, Florianópolis, São Francisco do Sul e Araquari. A PF não informou sobre prisões.

Nos locais visitados pela polícia foram recolhidos documentos, telefones celulares e computadores. A ação integra as operações Turfe e Brutium, que somam 86 mandados judiciais, expedidos pela 5ª e 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

A Operação Turfe investiga um grupo responsável pela aquisição de drogas em países produtores, como Bolívia e Colômbia, a entrada no Brasil, a logística de transporte e armazenamento em território nacional e a exportação dos produtos ilícitos ao mercado europeu, utilizando especialmente o setor portuário. Ainda não há informações sobre o uso de portos catarinenses pela quadrilha.

Ao longo da investigação, foram apreendidas com o grupo mais de oito toneladas de cocaína, tanto no Brasil, quanto na Europa – e R$ 11 milhões foram recolhidos dos criminosos, ainda na fase sigilosa da apuração. As autoridades brasileiras contaram com a colaboração da agência antidrogas norte-americana, DEA (Drug Enforcement Administration) e da Europol.

A Operação Turfe soma 20 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão para alvos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, além de medidas de cooperação policial no Paraguai, Espanha e Emirados Árabes, em Dubai. O nome faz referência a uma das formas de lavagem de dinheiro da organização criminosa, que é a negociação de cavalos de corrida.

A segunda operação deflagrada, Brutium, teve as investigações iniciadas há dois anos e mira integrantes de uma organização criminosa internacional que se aliaram às duas maiores facções brasileiras para enviar cocaína da Bolívia e do Peru para diversos países na Europa.

A investigação contou com a colaboração das forças de segurança da França, Marrocos, Bélgica, Espanha, e da agência antidrogas americana, DEA, que revelou a ação de membros de um grupo criminoso atuante na América Central e Europa em território nacional. Durante a apuração foram apreendidas mais de duas toneladas de cocaína no Brasil, na Europa e na África, e R$ 3,5 milhões de reais.

Nesta terça, são cumpridos 19 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Material é colocado em churrasqueira para queimar e provoca princípio de incêndio em salão de festas de igreja em Sombrio

Idoso é preso suspeito estuprar neta de seis anos em Treze de Maio

Ele já é investigado em outro inquérito pelo mesmo crime

Jovem conhecido por envolvimento com o tráfico de drogas em condomínio de Criciúma é preso

Rio Grande do Sul registra quase 300 desabrigados pelas chuvas e SC manda ajuda

Bombeiros catarinenses estão ajudando os desabrigados no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas