Educação

Jornalismo UniSatc completa 15 anos transformando o ambiente da comunicação regional

Aula magna com a jornalista Laine Valgas dá início à série de comemorações do curso

Divulgação

A capacitação de bons profissionais sempre esteve presente na história da Satc, que ao longo dos seus mais de 60 anos buscou inovar e criar novas oportunidades de formação aos estudantes da região. Pensado em criar diferentes trajetórias na instituição reconhecida pelo ensino de engenharia, que em 21 de fevereiro de 2007 o curso de Jornalismo teve sua aula inaugural, sendo o primeiro curso voltado às ciências sociais da Satc. De lá para cá, mais de 250 profissionais já se formaram e estão espalhados por diferentes veículos de comunicação. Nos seus mais de 15 anos, o Jornalismo do Centro Universitário Satc (UniSatc) segue transformando o ambiente da comunicação da região.

Para abrir a série de comemorações de aniversário, o curso irá promover na próxima segunda-feira (21) uma aula magna com a jornalista da NSC TV, Laine Valgas. “Marcamos uma geração de profissionais de excelência e para celebrar esse marco, iremos receber essa especialista na área, que irá dividir com nossos alunos, ex-alunos e professores toda sua experiência. A palestra será mediada por meio de tecnologia e será aberta ao público”, conta a coordenadora do curso de Jornalismo, Karina Farias.

O jornalista e aluno da primeira turma do curso, Antônio Colossi, lembra com carinho os momentos que viveu durante a graduação. “Eu posso dizer que durante um bom período da minha vida ansiei pela data de 21 de fevereiro de 2007, não há como esquecer o dia em que se deu início a trajetória da primeira turma do curso de jornalismo da então Faculdade Satc. Um começo incrível de que me lembro com muita saudade e gratidão”, salienta.

Com um legado que vem marcando os veículos de comunicação de toda a região, o curso segue em constante evolução e formando profissionais aptos e com habilidades inovadoras. “Nossa trajetória é marcada por TCCs premiados, projetos vencedores em prêmios regionais e estaduais, concretizando e afirmando que o conhecimento repassado por nós é construído por quem faz e vivi a profissão”, destaca Karina.

Construção de um legado

Um curso que começou com um sonho, foi planejado para virar projeto no Ministério da Educação (MEC) e alcançou sua implementação em 2007 voltado para a web que era novidade na época. “Nossa ideia era formar jornalistas autônomos e com essa veia empreendedora. Não foi um caminho fácil, tivermos alguns percalços, mas nada tirou nosso foco, nossa paixão e entusiasmos por esse curso”, explica a professora e primeira coordenadora do curso, Lize Búrigo.

Para o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan, o curso de Jornalismo representa inovação, o fazer diferente. “Essa graduação já nasceu com um DNA diferente, com um olhar para o futuro e agora a gente já tem os frutos com vários profissionais formados trabalhando em várias empresas. Com a revolução das mídias, o curso se modernizou, correu na frente e está com uma matriz contemporânea”, frisa.

Memórias de um passado que olha para o futuro

Em 2006, iniciaram as inscrições para o vestibular no qual 40 alunos receberam o resultado da aprovação. Para a jornalista e também aluna da primeira turma do curso, Talise Freitas, o sentimento de orgulho por ter feito parte do curso segue até hoje.

“Tive um grande time de professores dos quais me recordo sempre com carinho, gratidão e admiração. Pessoas das quais são exemplos, não só na área acadêmica e no jornalismo, mas na vida. Que ensinaram do teórico à prática, mas também como ter ética e cidadania”, enfatiza.

A construção de laboratórios, disponibilidade de equipamentos e ferramentas essenciais para a profissão buscava proporcionar ainda mais o preparo para o mercado de trabalho com a proposta do curso: o de ser multimídia.

A história do curso cresceu a cada ano com a entrada de novos acadêmicos, que veem no jornalismo um lugar que faz parte de quem são. “Desde que entrei no curso eu me senti acolhida e aqui cada um pode encontrar o seu lugar na profissão dentro do jornalismo já atuando na área. É muito bom eu já estar na 5ª fase e estar trabalhando e colocando em prática o que eu aprendo na graduação”, ressalta a acadêmica e presidente do Centro Acadêmico Tadeu Spileri, Catarina Bortolotto.

Inovação na comunicação

O curso de Jornalismo obteve o primeiro lugar estadual na categoria Projeto Acadêmico Inovador no Prêmio Inovação Catarinense da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), com o projeto desenvolvido pela egressa de jornalismo Kamili Guimarães e o egresso Marcelo Loch de Engenharia de Computação.

A ideia do projeto dos acadêmicos visa facilitar o processo de clipagem realizado pelos assessores de imprensa. Apostando nos avanços da tecnologia, os concluintes dos cursos desenvolveram, em 2020, uma plataforma que tem como objetivo automatizar a clipagem de áudios.

Para os acadêmicos, que estão ingressando no mercado de trabalho, o estudo fez com que despertasse a vontade de empreender. “Me sinto uma profissional mais preparada para o mercado de trabalho e com mais vontade de empreender a partir dessa iniciação cientifica”, declara Kamili.

Notícias Relacionadas

Colisão entre duas motocicletas deixa motociclistas feridos na SC-446 entre Criciúma e Nova Veneza

A aeronave do Saer/Sarasul foi acionada pela Central do Samu 192 para auxiliar no atendimento das vítimas

Histórico: Criciúma goleia o Vasco por 4 a 0, em São Januário

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.