Segurança

Mergulhadores buscam drogas escondidas em navios no porto de São Francisco do Sul

Operação Ágata realizou fiscalização de cinco dias em diversos navios

Divulgação

Uma operação contra crimes em vias marítimas realizou uma série de mergulhos nesta sexta-feira (18) em busca de drogas contrabandeadas em navios internacionais. A fiscalização ocorreu no porto de São Francisco do Sul, das 9h às 10h.

A divisão marinha da operação Ágata, focada em crimes transfronteiriços (entre fronteiras), está em São Francisco realizando mergulhos desde a última segunda-feira (18) e chega ao seu fim nesta sexta.

Segundo Darcy da Cunha Dalbon, capitão encarregado da Seção de Inteligência Marítima do Comando do 5⁰ Distrito Naval, a operação na cidade foi realizada pela Marinha em conjunto com a Receita Federal.

– Nós fazemos um trabalho de inteligência, juntamente com a Receita Federal do Brasil, e selecionamos alguns navios para verificar a existência de prováveis ilícitos nas caixas de mar, também chamada de sea chest (região no casco do navio), – explica.

Durante os cinco dias de mergulho, nenhum ilícito foi encontrado nos navios, porém Darcy frisa a importância da operação para a sociedade e para a descoberta e interdição de rotas de tráfico marinhas.

Operação Ágata

A operação Ágata é um esforço de grande porte focado em monitorar as fronteiras terrestres, aéreas e marinhas do Brasil. O Exército, a Marinha e as Forças Aéreas são seus principais executores, mas ela é chamada de uma operação interagências, ou seja, feita em colaboração por diversas instituições, como a Polícia Militar, Receita Federal, Polícia Ambiental, entre outras.

Darcy faz parte da divisão marinha do processo e, atualmente, atua em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele explica que o tráfico de drogas não é o único foco da operação, as equipes táticas também trabalham para combater a pesca ilegal, além de outras infrações marítimas.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Vereadores de Orleans aprovam um Projeto de Lei e duas Indicações

Entre os Projetos de Lei aprovados, estava o que autoriza o patrocínio, no valor de R$ 80 mil, por parte do Município ao evento Rio do Rastro Marathon 2024.

Vereadores de Lauro Müller aprovam Projetos de Lei, Moção e Pedido de Informação

Na ocasião, foi aprovado o Projeto de Lei que veda a nomeação de parentes de autoridades para cargo em comissão ou função gratificada no Legislativo e no Executivo.

Equipe da Cegero está concluindo melhorias que garantem o desenvolvimento do bairro Bela Vista

O presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o Chico, sobre os investimentos realizados reforça que se tratam da execução de um planejamento estratégico de melhorias contínuas para garantir o desenvolvimento saudável e com energia de qualidade

Projeto ‘Papo Legal’ aborda desenvolvimento educacional e emocional de alunos do Colégio Satc

Momento de reflexão envolveu a importância da qualidade de vida com a organização da rotina durante o Ensino Médio