Saúde

Profissionais do HMISC de Criciúma ameaçam paralisar os serviços

Funcionários fizeram uma manifestação na manhã desta terça-feira, 22, reivindicando por melhores condições de trabalho

Divulgação

A possibilidade de paralisação dos funcionários do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), já foi levantada. Cerca de 30 pessoas se reuniram em manifestação na manhã desta terça-feira, 22, reivindicando por condições adequadas de trabalho e cumprimento das férias. Os trabalhadores aguardam uma posição Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas).

Conforme relata o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (SindiSaúde), Cléber Cândido, além do descumprimento do direito às férias anuais, o trabalhador tem atuado com número reduzido de funcionários – principalmente na área de enfermagem -, não possui local adequado para descanso e sofre problemas na realização dos serviços ocasionados pela falta de materiais.

“Todas essas pautas foram enviadas previamente e não foram atendidas pelo Ideas, onde temos uma dificuldade enorme de diálogo e conversação. Caso não exista o encaminhamento, pensamos em chamar a assembleia para fazer uma paralisação, se necessário”, destacou o presidente do SindiSaúde.

Atualmente, o HMISC conta com aproximadamente 300 funcionários. Ainda conforme Cândido, o protesto reuniu poucas pessoas, pois os profissionais têm receio de se manifestar. O Ministério Público do Trabalho (MPT) tomou conhecimento da situação e solicitou que as demandas também sejam entregues ao órgão.

Em nota oficial enviada à imprensa, o Ideas alegou oferecer todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários e adequados aos funcionários e que em abril, as férias dos 27 colaboradores que possuem direito, serão retomadas.

“O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina lamenta o transtorno causado à pacientes e funcionários por um grupo de manifestantes nesta terça-feira, na frente da instituição. À sociedade, o Hospital Materno-Infantil esclarece que, após as dificuldades enfrentadas no primeiro trimestre deste ano em razão do alto número de atestados médicos causados pela covid, em abril as férias começarão a ser retomadas normalmente, com 27 funcionários gozando deste direito. Sobre demais alegações apresentadas pelos manifestantes, o Hmisc oferece todos os EPIs necessários e adequados, oferecendo um ambiente laboral dentro das normas de segurança do trabalho. E especificamente sobre a dispensa de uma colaboradora, que seria dirigente sindical, a administração não tem conhecimento, até porque caso ela fosse dirigente sindical teria direito à estabilidade e não poderia ser desligada. O HMISC agradece a compreensão de todos e, especialmente, a sociedade pelo reconhecimento da qualidade de nosso trabalho”, encerra a nota.

Notícias Relacionadas

Colisão entre duas motocicletas deixa motociclistas feridos na SC-446 entre Criciúma e Nova Veneza

A aeronave do Saer/Sarasul foi acionada pela Central do Samu 192 para auxiliar no atendimento das vítimas

Histórico: Criciúma goleia o Vasco por 4 a 0, em São Januário

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.