Geral

Árvores cortadas às margens da BR-470 vão virar moradia popular em SC

Famílias do Alto Vale do Itajaí que hoje dependem do auxílio aluguel devem ser as primeiras beneficiadas

Divulgação

Árvores removidas das margens da BR-470 vão servir para construção de casas populares em Santa Catarina. A iniciativa é da prefeitura de Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí, que viu as torras sendo cortadas por causa da segurança na estrada e decidiu usá-las para resolver o déficit habitacional da cidade.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela rodovia, a retirada das árvores de pinos e eucalipto é para que em casos de saída de pista os veículos não venham a se chocar com a vegetação. Esse é um tipo de acidente comum na região.

Todo o material retirado da BR-470 está sendo levado para o centro de eventos de Pouso Redondo. Lá, uma serraria licitada pela prefeitura trabalha para transformar as torras em tábua para erguer as moradias. A ideia inicial é construir 100 casas, que serão entregues gradativamente conforme forem ficando prontas.

Infraestrutura

As residências devem ter 63 metros quadrados, com três quartos, sala e cozinha em madeira. Banheiro e lavação serão em alvenaria. O conjunto habitacional será em um terreno com três hectares no bairro Saltinho.

Segundo a prefeitura de Pouso Redondo, neste momento os serviços estão concentrados na terraplanagem do local. Ainda será preciso investir em infraestrutura, com abertura de rua, saneamento básico, rede de água e energia elétrica.

É necessário definir também a empresa que vai erguer as casas e aprovar na Câmara de Vereadores um projeto para ceder as residências às famílias.

A seleção dos beneficiados será feita pela assistência social do munícipio, que tem quase 18 mil habitantes. Primeiro devem ser atendidos aqueles que recebem aluguel social e as famílias chefiadas por mulheres.

Depois avança para quem recebe até dois salários mínimos.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Colisão entre duas motocicletas deixa motociclistas feridos na SC-447 entre Criciúma e Nova Veneza

A aeronave do Saer/Sarasul foi acionada pela Central do Samu 192 para auxiliar no atendimento das vítimas

Histórico: Criciúma goleia o Vasco por 4 a 0, em São Januário

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.