Geral

Comitiva formada por braçonortenses entrega reivindicações ao secretário de Estado da Agricultura

Conforme Beto, a intenção da comitiva era levar a pauta de reivindicações dos produtores ao conhecimento do Governo do Estado

Divulgação

A mobilização realizada por suinocultores independentes na manhã de terça-feira, 29, em Braço do Norte, já rendeu os primeiros frutos. Em menos de 24 horas, o Governo do Estado, atendeu uma comitiva representante dos produtores.

O prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, que anunciou na terça-feira a reunião marcada com interlocução do deputado Julio Garcia, fez frente. Ele estava acompanhado do deputado Volnei Weber, do presidente da Câmara de Vereadores de Braço do Norte, Allan Lopes Prudêncio – representando o Legislativo Municipal, do secretário Municipal de Agricultura, Adir Engel, do presidente da ACCS, Losivanio de Lorenzi, dos presidentes do Sindicato Rural, Edemar Della Giustina, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adriano Schurhoff, além do presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, e do vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri.

Conforme Beto, a intenção da comitiva era levar a pauta de reivindicações dos produtores ao conhecimento do Governo do Estado. “Fomos recebidos pelo secretário Altair Silva, que soube entender a situação. O Estado só foi acionado agora pois os suinocultores acreditaram que a crise seria passageira, porém, com o agravamento da situação, ocorreu a mobilização de forças para que toda a cadeia produtiva seja preservada, já que a crise afeta não somente os produtores, mas também médicos veterinários, transportadores, vendedores de insumos, de núcleos, são centenas, milhares de empregos que correm risco”, explicou.

Mesmo se licenciando do cargo até a sexta-feira, dia 2, o secretário de Estado garantiu que a pauta com pedido de crédito emergencial, redução de ICMS e crédito de ICMS para suinocultores chegará ao governador e que o governador Carlos Moisés receberá para aprovação, o mais breve possível, a proposta definida durante a reunião.

O prefeito saiu satisfeito do encontro. “Acredito que o Governo do Estado tem as condições necessárias para dar o suporte que os suinocultores independentes de todo o Estado necessitam. Da nossa parte, o que podemos fazer é consumir mais carne de porco e derivados, dar preferência aos produtos da nossa terra, que são de muita qualidade”, encerrou.

Durante o protesto da terça-feira, conforme a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) foram distribuídas oito toneladas de carne suína.

Notícias Relacionadas

Atuação do CBMSC no Rio Grande do Sul

Chuvas provocam a paralisação da balsa de Araranguá

Precipitação intensa atinge o Sul e o Extremo Sul de Santa Catarina nesta quinta-feira (2)

Praia Grande tem 6 pessoas desalojadas e Defesa Civil evacua bairro após fortes chuvas

Rio Mampituba ultrapassou em 4,5 metros a cota e saiu do leito; foram registrados 200 milímetros de precipitação em quatro dias

Presidente Vilmar Guedes vai se candidatar a reeleição