Geral

Satc 63 anos: transformação em todos os sentidos

Instituição completa nova data, se reinventando e proporcionando mudanças significativas

Divulgação

Uma história construída diariamente a muitas mãos. Nos últimos 63 anos, a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera (Satc) é parte das mudanças sentidas na região Sul. A primeira delas diz respeito às transformações provocadas pela educação. Pelos corredores da escola, fundada em 2 de maio de 1959 pelo setor carbonífero, já passaram milhares de pessoas. E hoje, mais de seis décadas depois, há outras centenas que continuam trilhando o caminho do conhecimento.

“Muitas vidas começaram a conhecer o mundo aqui e saíram com experiências. Um aluno pode iniciar aqui com três anos e sair um adulto com uma formação, com valores pessoais que são extremamente valiosos, seja para a sua vida pessoal, seja para a sua vida profissional e essa é a linha que costura e mantém tudo isso junto”, ressalta o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

A trajetória de Alberto Boing Ferreira, 9 anos, ainda é pequena na instituição. “Comecei a estudar no Infantil. Hoje estou no 4º ano e gosto muito da Satc, das professoras, dos meus amigos e de estudar Matemática”, comenta. Mas Alberto revela que gosta mesmo é de brincar, de correr com os amigos nos intervalos e descobrir novos espaços. “Tá vendo esse corredor ali, eu chamo de corredor sem fim”, brinca ele se referindo ao local de acesso às salas de aula.

A imaginação e a alegria de Alberto são divididas com irmã gêmea Larissa, com quem estuda e quem confessa que incomoda. “Mas é bem legal estudar com ela”, afirma o pequeno.

Já quem conhece a fundo os espaços é a equipe da monitoria disciplinar. A “Turma do Mangili”, é mais que um grupo que atua na orientação dos estudantes. “Estamos aqui para auxiliar no que for necessário. Isso vai desde verificar se o aluno entrou atrasado na escola até apoio para leva-lo na Enfermaria ou até um pai ou mãe que está esperando”, explica Luiz Carlos Mangilli.

O grupo, com os colaboradores Maria de Lourdes de Mello, Valdineia Bussolo Wiggers, Edenir Waterkemper, Valdenisa Pereira, Jucemar Dias e Edson Alexandre da Mafia, se divide entre os corredores e pátios da instituição para dar suporte aos alunos.

Uma engrenagem que se movimenta com muitas mãos

Por ter sua essência na educação, a Satc segue promovendo mudanças e unindo pessoas. Isso está presente nas mais de seis décadas de atuação.

“Podemos dizer que a Satc é uma senhora muito jovem. Está completando 63 anos, mas permanece inquieta, se transforma no que faz. Isso é perceptível nos novos conceitos, processos e na interação que promove entre o mercado de trabalho e os jovens profissionais. Ela está em excelente forma, pronta para continuar produzindo coisas novas”, ressalta o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

Mas para que essa engrenagem funcione, é fundamental um trabalho em conjunto. Profissionais das mais diferentes áreas trabalham, todos os dias para que a educação siga sendo o pilar central.

São colaboradores que atuam nos setores administrativos, técnicos e de manutenção, que ajudam a deixar tudo pronto para receber estudantes e professores. Um deles é o seu Osdair Francisco da Silva que há 7 anos trabalha na Satc.

“Sempre quero deixar tudo bonito pra que as pessoas vejam. Quero contribuir com o meu trabalho para isso”, comenta. Recolhendo as folhas das árvores, varrendo e organizando os espaços abertos, seu Osdair é parte da engrenagem gigante que transforma e impacta diariamente em muitas vidas.

Inovação construída a partir da missão educacional

“Quando se fala na Satc, eu sempre penso nesse caminho de poder transformar a vida das pessoas”. Essas são as palavras que definem a instituição para o reitor Carlos Antônio Ferreira.

Desde a década de 1960 quando se iniciaram as atividades educacionais com os cursos de aprendizagem industrial, muita coisa mudou, mas a Satc segue buscando o mesmo propósito, o de ensinar. “Tanto hoje quanto naquele período da história, a gente continua transformando a vida das pessoas. Os alunos que passam por aqui saem com um senso de pertencimento, um orgulho de ter passado por aqui que é impressionante, as vezes é indescritível”, enfatiza o reitor.

De lá para cá novos projetos se iniciaram, começaram a ser aplicadas novas formas de ensino e outras frentes foram sendo construídas, como a inovação, tecnologia e empreendedorismo. Diretrizes essas, que marcam o momento atual da instituição.

“O movimento inicial para um novo panorama, foi quando se pensou em inovação dentro das salas de aula. O ano de 2016 foi o que marcou a introdução desta temática e com a inclusão de novos processos e ideias, se deu o primeiro passo com as Metodologias Ativas de Aprendizagem”, explica o head de inovação da Satc, Gustavo De Lucca.

Com as mudanças mundiais e a construção de novos cenários ligando diferentes frentes de atuação no mercado, estar apto a essas alterações é fundamental, principalmente, na área de formação educacional. “No primeiro momento percebemos que não estávamos habilitados para as transformações mundiais e pensamos: como vamos olhar para o empreendedorismo? A partir daí foi feito um direcionamento e até nós nos questionamos como que vamos fazer inovação aqui dentro e em 2017 a área de inovação deu início”, conta De Lucca.

Olhar que vai além da educação

A parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) foi o início para as transformações voltadas à inovação da Satc e a criação do Programa de Empreendedorismo Criativo (PEC) foi o berço desta temática na instituição. De lá para cá, se iniciou a pré-incubadora para startups Cocreation, a incubadora Colearning, o Cobusiness ligado aos negócios empresariais, as trilhas de inovação e iniciativas ligadas aos estudantes do Colégio Satc, Inova Kids e Inova Júnior.

O novo formato de inovar está implementado nos diferentes níveis de ensino, prestação serviços e projetos oferecidos pela instituição.

“A inovação é uma teoria que fala muito sobre cultura e é essa cultura que estamos disseminando para alunos, colaboradores e a comunidade. Onde a Satc quer chegar com a inovação? É transformando as pessoas e organizações por meio de educação e tecnologias de qualidade, conectadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sempre seguiremos nessa linha, pois para continuarmos fazendo educação de qualidade, só alcançaremos isso, inovando”, completa o head de inovação.

Notícias Relacionadas

Tornado atingiu cidade de Santa Catarina, confirma Defesa Civil

Tornado passou pelo interior do município de Passos Maia, no Oeste do estado, na tarde da quinta-feira (2)

Líder religioso é preso suspeito de estupros em Tubarão

Crimes eram praticados em consultas espirituais, segundo a polícia

Incêndio destrói residência e provoca a morte de cão em Balneário Arroio do Silva

Homem é hospitalizado em estado grave após ser atingido por tiro em Balneário Arroio do Silva