Saúde

Médico de SC é condenado por deixar gaze dentro do corpo de mulher durante o parto

Hospital em que mulher passou pelo procedimento também foi responsabilizado

Divulgação

Um médico de Joinville foi condenado a pagar uma indenização a uma mulher que buscou atendimento em um hospital para fazer o parto e foi para casa com uma gaze dentro do corpo. A unidade de saúde também foi responsabilizada pelo caso. A vítima deve receber R$ 20 mil por danos morais.

De acordo com o Tribunal de Justiça, a mulher foi submetida a uma cesariana e, depois disso, começou a sofrer com fortes dores. Primeiramente, a mulher pensou estar com uma doença grave, mas, após fazer uma bateria de exames, foi encontrado algo dentro de seu corpo, e ela foi submetida a uma cirurgia para a retirada do “corpo estranho”.

Foi somente ao final do procedimento que foi identificado o causador do mal estar, cinco meses após o parto — era uma gaze cirúrgica, que foi deixada na região pélvica da mulher quando ela deu à luz.

Em sua defesa, o hospital disse que não possuía gerência pela atividade individualmente prestada por seus profissionais colaboradores. Já o médico disse que o parto por cesariana foi feito sem qualquer intercorrência e a queixa da paciente ao procurar o pronto atendimento foi de dor epigástrica, não tendo, pois, qualquer relação com o achado radiológico.

Além disso, o profisisonal alegou que a mulher foi encaminhada ao seu consultório e foi informada da necessidade de procedimento cirúrgico para retirada do corpo estranho e, acaso não fosse uma compressa, como sugerido, o material seria encaminhado para biópsia. A cirurgia foi realizada com sucesso e a gaze foi descartada, segundo o especialista.

Na decisão, o juiz Edson Luiz de Oliveira, titular da 5ª Vara Cível da comarca de Joinville, salientou que o procedimento foi executado nas dependências do hospital condenado e o corpo clínico (enfermeiros, e demais profissionais) que ali se estavam em apoio e auxílio ao médico que comandava o procedimento cirúrgico é de sua responsabilidade. Logo, houve falha de qualquer forma.

“Em decorrência, exclusivamente, dessa nefasta ocorrência, a autora, então com um bebê de cinco meses, foi obrigada a se render a outra intervenção hospitalar, para correção do primeiro ato médico, que não foi executado da forma esperada ou, pelo menos, foi conduzido negligentemente, pelo erro grosseiro”, concluiu o magistrado.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.

SC atinge marca de 80% de esclarecimento de homicídios e se aproxima de índice europeu

Número de prisões em flagrante também aumentou em 2024, em comparação com o ano anterior

Sábado terá sol temperaturas de até 36°C em SC; veja como estará o tempo em sua região

Estas condições antecedem uma frente fria