Clima

Rajadas de vento destroem plantações de bananas, e agricultores têm prejuízos milionários na região

As cidades mais atingidas foram Jacinto Machado, Praia Grande, Lauro Muller, Timbé do Sul e Siderópolis

Divulgação

Os fortes ventos que atingiram Santa Catarina na madrugada desta quarta-feira (18) causaram grandes prejuízos agrícolas no Sul do Estado. De acordo com a Epagri/Ciram, as plantações de bananas foram as mais afetadas por estar em regiões de encostas e morros — locais mais atingidos pelos ventos.

Segundo o gerente regional do órgão, Edson Borba, os estragos ainda estão sendo contabilizados. No entanto, já se estima prejuízos milionários. As cidades mais atingidas foram Jacinto Machado, Praia Grande, Lauro Muller, Timbé do Sul e Siderópolis.

No município de Praia Grande, lavouras de banana, milho e maracujá foram totalmente destruídas com a força do vento, que atingiu 108km/h. Segundo a Epagri, os prejuízos devem superar R$ 5 milhões.

Outras cidades também foram afetadas, porém, com poucos prejuízos, conforme Borba.

Ciclone em SC

O ciclone subtropical passou por Santa Catarina na noite de terça-feira (17) e madrugada desta quarta. Os fortes ventos atingiram diversas cidades do Estado e um caminhão chegou a ser derrubado em Bom Jardim da Serra. O veículo estava parado próximo a um mirante.

A tempestade Yakecan se deslocou do Rio Grande do Sul para Santa Catarina, causando ventos e levando umidade ao Estado. Ele também está associado a uma frente fria, o que explica o frio e a neve na região serrana.​

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Material é colocado em churrasqueira para queimar e provoca princípio de incêndio em salão de festas de igreja em Sombrio

Idoso é preso suspeito estuprar neta de seis anos em Treze de Maio

Ele já é investigado em outro inquérito pelo mesmo crime

Jovem conhecido por envolvimento com o tráfico de drogas em condomínio de Criciúma é preso

Rio Grande do Sul registra quase 300 desabrigados pelas chuvas e SC manda ajuda

Bombeiros catarinenses estão ajudando os desabrigados no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas