Segurança

Filho faz investigação paralela e usa até cachorra da família para achar mãe em SC

Carro da mulher foi encontrado em Guaratuba, mas família segue sem notícias dela desde o dia 6 de maio

Divulgação

A angústia de 18 dias sem saber o paradeiro da mãe motivou o jovem Lucas Ramos Arruda, 27 anos, a fazer uma investigação paralela à procura de notícias da mulher. Débora Arruda, 56, está desaparecida desde o dia 6 de maio, quando foi vista pela última vez saindo acompanhada de um supermercado em Balneário Piçarras. Doze dias depois, um homem buscou a polícia em Guaratuba, no Paraná, e confessou ter estrangulado Débora até a morte — sem apresentar provas. Desde então, a Polícia Civil catarinense investiga o caso, que segue cercado de mistérios.

No último domingo (22), Lucas veio a Joinville na companhia de dois amigos em busca da mãe no local onde supostamente o homem que assumiu o crime teria jogado o corpo, às margens da BR-101, no bairro Vila Nova. Na companhia de Duda, a cachorrinha da família, percorreram as ruas dos Suiços e dos Portugueses, se embrenharam na mata, mas nada foi encontrado.

Assim como o CrossFox de Débora, que foi encontrado no dia 12 de maio com o paralama batido, Duda, que estava com ela no dia do sumiço, também foi localizada em Guaratuba na casa de uma família que a encontrou na rua e a acolheu por dez dias. Fora isso, nenhum outro pertence da mulher foi encontrado, nem mesmo os documentos ou o celular.

São quase três semanas desde que falou com a mãe pela última vez e o sentimento de incerteza e aflição só aumentam. A saída encontrada por Lucas foi ir atrás de informações sobre Débora, por conta própria.

— Pelo depoimento [do homem que se entregou à polícia], ela está morta. Mas temos esperança de encontrar ela viva, é óbvio. Principalmente porque não foi achado o corpo. É angustiante ver os dias se passando e não saber de nada — lamenta Lucas.

Última conversa com a mãe

Lucas falou com a mãe pela última vez um dia antes do desaparecimento, no dia 5 de maio. Na ocasião, trocaram mensagens sobre os planos da mulher, que estava terminando de reformar sua casa em Piçarras e, ao fim das obras, pretendia viajar.

O jovem mora em Balneário Camboriú e conta que a última vez que viu a mãe presencialmente foi durante a Páscoa, quando ela lhe fez uma visita surpresa e levou uma cesta com chocolates. Desde então, mantinham contato por telefone.

— No sábado (7 de maio), mandei uma foto pra ela pelo WhatsApp e ela não recebeu. No domingo, que era Dia das Mães, tentei ligar no horário do meio-dia e caiu na caixa postal. Comecei a achar estranho, mas só soube que ela tinha desaparecido no dia seguinte, quando uma amiga entrou em contato comigo, preocupada — relata o filho.

Após a ligação da amiga de Débora, Lucas diz que correu registrar um boletim on-line e também buscou a delegacia. No meio da semana, o filho foi a Piçarras e começou a ir a locais onde a mãe costumava frequentar atrás de pistas.

Na busca por informações, o filho foi atrás do banco da aposentada, onde conseguiu o extrato bancário e descobriu que a última transação feita tinha sido às 21h30min de sexta-feira (6).

— Não tinha mais compra nenhuma, o que pareceu muito estranho. Falei com um pessoal conhecido dela, que confirmaram ter visto ela pela última vez na quinta-feira, diz 5 — comenta.

O que sabe do dia do desaparecimento

Lucas conta que, no dia do desaparecimento, Débora foi de carro a um mercado próximo de casa, que sempre costumava ir e, na saída, por volta das 21h, foi abordada por um homem pedindo ajuda.

Diante do pedido, segundo Lucas, a mulher teria convidado o homem entrar no estabelecimento para escolher a comida que gostaria.

— Compraram e saíram do mercado, mas ela ainda queria ajudá-lo de alguma forma. Às 22h, os dois entraram no carro, onde estava sua cachorrinha, que sempre acompanhava ela — relata.

Alguns metros à frente, o CrossFox foi visto parando na rua para que dois homens embarcassem. Uma hora depois, conforme Lucas, câmeras de segurança da rodovia flagraram o veículo pegando a saída de Barra Velha para a BR-101, onde passaram pelo pedágio e seguiram rumo a Joinville.

Quilômetros à frente, outra câmera de segurança filmou o veículo chegando em Guaratuba às 2h15min do dia 6, onde os homens teriam abandonado o carro próximo de um rio. Dentro do veículo, segundo Lucas, foram encontradas mochilas, roupas e três facas, que podem ter sido utilizadas para coagir Débora.

Pontas soltas

Ainda há muitas pontas soltas sobre o desaparecimento de Débora e pouco se tem de concreto. Lucas diz que a Polícia Civil não tem passado muitos detalhes para a família, que suspeita que a mãe tenha sido vítima de crime sexual.

O filho comenta, inclusive que, anteriormente, o homem que confessou o assassinato disse que tinha agido sozinho, mas, em segundo depoimento, teria mudado a versão, acusando a participação de outros dois homens que também estariam no carro.

Segundo boletim de ocorrência registrado na noite do dia 18, quando o homem de 23 anos buscou a polícia, ele teria ido na companhia de um pastor confessar o crime. O boletim de ocorrência, que a reportagem do AN teve acesso, descreve que o suspeito estava bebendo com a mulher no carro dela, na cidade do Litoral Norte, quando passou a estrangulá-la. Com ela inconsciente após a agressão, o homem disse que a deixou no banco do passageiro.

Ao assumir a direção do carro, conforme consta no registro policial, ele teria guiado até um local deserto, onde desceu a vítima e novamente a sufocou. Desta vez, até a morte. Depois disso, ele narra a ter colocado no banco de trás e dirigido até Joinville, onde teria deixado o corpo às margens da BR-101.

No meio do percurso, ele confessou ter dado carona a outros dois homens que, inicialmente, relatou ser pessoas desconhecidas. Mas na última semana, voltou atrás no depoimento e declarou que um dos homens é que, na realidade, teria matado Débora.

Apesar das buscas da família e investigação da polícia, até o momento, nenhum corpo foi encontrado. Com o passar dos dias, a esperança de encontrar a mãe ainda com vida vai diminuindo.

— Só peço justiça. Quero muito que os dois outros sejam pegos para que digam onde o corpo foi escondido para possamos saber o que realmente foi feito e nos despedir com um velório descente que minha mãe merecia. Ela tinha um coração muito bom e nobre, sempre ajudava pessoas e animais — descreve o filho.

A reportagem tentou contato com a Polícia Civil para questionar sobre o andamento da investigação, mas não teve resposta.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Colisão entre duas motocicletas deixa motociclistas feridos na SC-446 entre Criciúma e Nova Veneza

A aeronave do Saer/Sarasul foi acionada pela Central do Samu 192 para auxiliar no atendimento das vítimas

Histórico: Criciúma goleia o Vasco por 4 a 0, em São Januário

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.