Geral

SC segue entre os estados com maior área de desmatamento da Mata Atlântica

Situação, segundo pesquisadores, coloca a reserva em alto grau de ameaça e risco

Divulgação

Santa Catarina segue entre os estados com maior área de desmatamento da Mata Atlântica, conforme divulgou a Fundação SOS Mata Atlântica nesta quarta-feira (25). SC aparece em 5º lugar, atrás de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e Paraná. No ano passado, Santa Catarina ocupava o quarto lugar da lista.

Entre 2020 e 2021, foram desmatados 21.642 hectares da reserva em todo o Brasil, um crescimento de 66% em relação ao registrado entre 2019 e 2020 – que apresentou 13.053 hectares de perda – e 90% maior do que entre 2017 e 2018, quando se atingiu o menor valor de desflorestamento da série histórica, registrado em 11.399 hectares.

Segundo a pesquisa, o desmatamento corresponde a uma média de 59 hectares perdidos por dia ou então 2,5 por hora.

— É um problema que afeta todo o país e impacta diretamente a sociedade, pois 70% da população e 80% da economia brasileira se concentram na região. Se as derrubadas persistirem, vai faltar água, vai faltar alimento e faltar energia elétrica — diz o diretor de conhecimento da fundação, Luis Fernando Guedes Pinto.

De acordo com ele, a situação está em um patamar inaceitável e a perda mantém o bioma em alto grau de ameaça e risco.

— É uma ameaça à vida, um desastre não só para o Brasil como para o mundo, pois importantes referências internacionais apontam a Mata Atlântica como um dos biomas que precisam ser restaurados com mais urgência para atingirmos a meta de redução de 1,5°C de aquecimento global estabelecida no Acordo de Paris. Mas estamos percorrendo o caminho oposto, em direção a sua destruição — complementa.

A pesquisa foi realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Tragédia em mina: Trabalhador morre após soterramento em Treviso

Fato ocorreu na manhã desta segunda-feira (6).

Eleitores de SC têm até quarta para emitir ou transferir título

Justiça Eleitoral ampliou horário de atendimento presencial em cartórios para atender quem deseja votar nas eleições municipais de outubro

“Temos que escolher quem salvar”, diz policial de SC que atua no resgate das vítimas no RS

Felipe Sommer atua desde quarta-feira (1°) nas cidades gaúchas atingidas pelas chuvas

Chuvas intensas não dão trégua no Rio Grande do Sul

Novo alerta do Inmet é válido até meio dia desta terça-feira