Saúde

Emergências de SC seguem com sobrecarga, e pacientes relatam demora: “Não deram previsão”

Moradores relatam horas de espera, enquanto hospitais vivem sobrecarga nos atendimentos

Divulgação

O aumento dos casos de doenças respiratórias em Santa Catarina tem sobrecarregado as unidades de saúde. Pacientes têm esperado horas por atendimento, enquanto hospitais encaram UTIs lotadas e filas de espera por uma vaga.

A aposentada Jaqueline Cunha, de 54 anos, é uma delas. Moradora de Florianópolis, ela levou a filha de 18 anos, que está com sintomas de gripe, até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Sul, por volta das 10h para atendimento nesta quarta-feira (1º). Às 14h, a jovem ainda não tinha passado por um médico.

— Nós chegamos a fazer a triagem e pediram para aguardar a ser chamada, e até agora nós estamos aqui esperando. Até liguei pro meu marido para trazer algo para a gente almoçar. Aqui ninguém almoçou nada — comenta.

Ela diz, ainda, que várias pessoas acabaram desistindo do atendimento, devido à demora na unidade. Outro homem, que não quis se identificar, relata que a unidade informou que haverá atraso no atendimento do filho, que também está com sintomas gripais.

— Eu cheguei aqui e já vi a situação [da lotação] pelo estacionamento. A médica da triagem disse que iria atrasar o nosso atendimento. Mas não deram nenhuma previsão em relação ao horário — relata o homem que já registrou a demora no atendimento em outras três oportunidades na UPA Sul.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis informou que os serviços de pronto atendimento estão com busca intensa e os tempos de espera podem ser maiores em casos de menor gravidade. A principal procura é devido a sintomas de doenças respiratórias.

Nas UPAs, por exemplo, todos são submetidos a uma classificação de risco, sendo que os casos mais graves são atendidos primeiro. Uma das orientações é de que a pessoa procure as unidades de saúde ou, então, busque o serviço de atendimento pré-clínico (Alô Saúde) para que receba uma primeira avaliação remota e evite a ir locais com maior fila.

“O diagnóstico tranquiliza”

A procura por atendimento médico também tem sido intensa no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. A vendedora Franciele Caroline, de 27 anos, conta que chegou a esperar 13 horas na emergência com o filho de oito anos na última semana.

— Hoje foi bem rápido, mas na semana passada foi horrível. Ele estava com dor de garganta e febre. Sempre perguntava para a recepcionista que dizia que eu tinha que esperar — explica.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o aumento dos casos de doenças respiratórias tem provocado sobrecarga nos sistemas de saúde. Por isso, a orientação é de que as famílias procurem sempre, inicialmente, as unidades básicas. Isto porque o diagnóstico e o tratamento inicial adequados tendem a diminuir a necessidade por um leito de UTI.

A pasta salienta, ainda, que está comprometida em garantir a assistência total aos pacientes que necessitem de atendimento.

Para alguns pais, no entanto, o que mais preocupa é o diagnóstico, principalmente por conta do crescimento dos casos de gripe nas crianças.

— Nós ficamos aflitos em relação aos sintomas que eles tem. O meu filho saiu de um gripe forte, então o diagnóstico médico tranquiliza. Ainda mais nessa época onde o tempo afeta muitas crianças. Eles sentem muito né? — diz Ana Carolina Guedes Pamplona, mãe do Gustavo de seis anos.

Saúde reforça a necessidade da vacinação

Nesta quarta-feira (1º), a taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátricos estava em 96,88%, com 93 das 96 vagas ocupadas. Já em relação a UTI neonatal, 97,78% das vagas estão ocupadas – apenas quatro leitos estão disponíveis.

Atualmente, sete pacientes pediátricos aguardam por um leito de UTI junto à Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares (CERIH). Destes, seis tem problemas respiratórios. A maioria está na Serra catarinense, onde há três crianças a espera de uma vaga.

Por conta disso, a SES também tem reforçado outra medida para conter o avanço nos casos: a vacinação. Isto porque, tanto em relação a gripe quanto a Covid-19, as taxas estão bem abaixo do esperado.

Na vacinação da gripe, até o momento, foram aplicadas pouco mais de 138.165 doses de vacinas contra influenza em crianças de seis meses a menores de cinco anos, o que equivale a 31,2% da população. A meta é de 90% até o final da campanha, que termina na sexta-feira (2).

Em relação a Covid-19, foram aplicadas 440.743 doses em crianças de cinco a 11 anos. A cobertura do esquema completo (primeira e segunda dose) é de 22,90%.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Colisão entre duas motocicletas deixa motociclistas feridos na SC-446 entre Criciúma e Nova Veneza

A aeronave do Saer/Sarasul foi acionada pela Central do Samu 192 para auxiliar no atendimento das vítimas

Histórico: Criciúma goleia o Vasco por 4 a 0, em São Januário

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.