Geral

Frente fria traz chance de chuva acompanhada de raios e granizo nesta quinta-feira em SC

Defesa Civil de Santa Catarina classifica o risco de ocorrências em decorrência dos temporais ao longo da quinta e sexta como "moderado" para grande parte do Estado

Foto: Leo Munhoz

A aproximação de uma frente fria traz chance de chuva acompanhada de raios e eventual queda de granizo nesta quinta-feira (28) em Santa Catarina. Além disso, estado tem alerta para baixas temperaturas a partir de sexta.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o sol deve predominar ao longo do dia, mas prevê a chance de temporais durante a noite de quinta e a manhã da sexta-feira (29) iniciando pelo Oeste e se “espalhando” para as demais regiões.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o amanhecer desta quinta contará com temperaturas entre 7°C e 17°C. Porém, os termômetros podem atingir mais de 30°C ao longo da tarde.

Além disso, o órgão classifica o risco de ocorrências em decorrência dos temporais ao longo da quinta e sexta como “moderado” para grande parte do Estado.

Foto: DCSC/Divulgação

A passagem da frente fria provoca ventos do quadrante Sul, com rajadas entre 50 km/h e 65 km/h a partir da noite de quinta-feira (28), que pode provocar ondas entre dois e três metros do Litoral Sul até a Grande Florianópolis. A situação deve seguir até as 12h do sábado (30).

Sexta-feira e fim de semana

A chegada da massa de ar frio provoca queda das temperaturas desde as primeiras horas da sexta-feira (29), iniciando nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e avançando em direção ao restante do Estado.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, as menores temperaturas devem acontecer durante a manhã, especialmente nas áreas mais elevadas, onde a amplitude térmica será baixa.

Dessa forma, o risco é moderado para ocorrências devido a queda de temperaturas como, por exemplo, hipotermia e agravamento de doenças do sistema respiratório.

Foto: DCSC/Divulgação

Por conta disso, o órgão orienta atenção com a população mais vulnerável, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. Assim como se agasalhar e beber água.

“A massa de ar fria, de intensidade moderada, deve proporcionar tempo bom com sol e poucas nuvens para o sábado e domingo. Porém, segue a chance de geada para o Oeste até a Serra”, complementa o meteorologista Piter Scheuer.

Confira as temperaturas desta quarta-feira (27):

  • Litoral Norte: 14°C/28°C;
  • Planalto Norte: 10°C/25°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 15°C/26°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 12°C/26°C;
  • Vale do Itajaí: 11°C/27°C;
  • Litoral Sul: 15°C/30°C;
  • Planalto Sul: 9°C/21°C;
  • Meio-Oeste: 10°C/25°C;
  • Oeste: 10°C/26°C;
  • Extremo-Oeste: 14°C/30°C.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Sexta-feira tem sol em SC; tempo muda no fim de semana

Sábado deve ter chuva em algumas regiões. No domingo, chega uma massa de ar frio.

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.

Serra do Rio do Rastro fica interditada temporariamente após vendaval

Houve queda de algumas pedras, árvores e postes sobre a rodovia. Nesta manhã de terça (12), o trânsito flui normalmente no trecho, porém, com registro de vento e muita chuva.