Política

Prefeito de Urussanga pode ser cassado nesta quarta-feira

Para a cassação são necessários seis votos entre os nove vereadores da Câmara Municipal. Prefeito é investigado por improbidade administrativa

Foto: Divulgação

Está marcada para a próxima quarta-feira, 10, às 9h, a sessão extraordinária que pode cassar o mandato do prefeito Luis Gustavo Cancellier (PP). A presidência do Legislativo confirmou a data, definida pela Comissão de Investigação Parlamentar (CIP) após reunião entre os membros, com um voto contrário ao agendamento.

Para a cassação do mandato de prefeito são necessários dois terços dos votos, pelos menos seis dos nove vereadores da Câmara de Urussanga devem votar a favor para que ele seja cassado. De acordo com o relator da CIP, vereador Luan Varnier (MDB), a sessão deve seguir um rito, com a apresentação do relatório, defesa e votação.

“Será lido o meu parecer que contém 21 páginas, após isso os demais vereadores terão o tempo de 15 minutos para discursar, caso queiram. Depois abrirá o tempo de duas horas para alegações finais da defesa do prefeito. Após todos esses procedimentos se iniciará a votação das preliminares e do mérito do parecer final da CIP”, explicou o vereador, acrescentando que “também poderão ser lidas outras peças processuais que estão presentes no processo da CIP”.

Se for confirmada a cassação do prefeito na sessão extraordinária, a decisão será comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC) que dará os encaminhamentos necessários ao afastamento.

As investigações sobre improbidade administrativa, que provocaram o pedido de cassação do prefeito pela Câmara dos Vereadores, seguem em andamento e são decorrentes da Operação Benedetta, desencadeada pela Polícia Federal, em maio do ano passado e que resultou no afastamento do prefeito, que retornou ao cargo no dia 15 de junho deste ano.

Notícias Relacionadas

Vereadores de Orleans aprovam um Projeto de Lei e duas Indicações

Entre os Projetos de Lei aprovados, estava o que autoriza o patrocínio, no valor de R$ 80 mil, por parte do Município ao evento Rio do Rastro Marathon 2024.

Vereadores de Lauro Müller aprovam Projetos de Lei, Moção e Pedido de Informação

Na ocasião, foi aprovado o Projeto de Lei que veda a nomeação de parentes de autoridades para cargo em comissão ou função gratificada no Legislativo e no Executivo.

Equipe da Cegero está concluindo melhorias que garantem o desenvolvimento do bairro Bela Vista

O presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o Chico, sobre os investimentos realizados reforça que se tratam da execução de um planejamento estratégico de melhorias contínuas para garantir o desenvolvimento saudável e com energia de qualidade

Projeto ‘Papo Legal’ aborda desenvolvimento educacional e emocional de alunos do Colégio Satc

Momento de reflexão envolveu a importância da qualidade de vida com a organização da rotina durante o Ensino Médio