Geral

Associação Cocal Arte visita grupo EuroFios e abraça sustentabilidade com técnica do Macramê

Visita teve apoio da Coopercocal, grande incentivadora do Projeto Mulheres Artesãs.

Foto: Divulgação

Em um dia repleto de aprendizado e descobertas, as artesãs da Associação Cocal Arte imergiram no mundo encantador dos fios em uma visita realizada ao grupo EuroFios. Durante a visita, as alunas tiveram a oportunidade de mergulhar na história da empresa que há duas décadas investe em sustentabilidade e inovação.

Com unidades em Ascurra e Blumenau o grupo Eurofios se destaca pelo compromisso em utilizar resíduos têxteis na fabricação de fios para barbantes 100% sustentáveis, contribuindo assim para a redução do impacto ambiental. Com mais de 13 mil toneladas de resíduos têxteis processados anualmente a empresa adota práticas de coleta, classificação, recuperação e transformação dos materiais, demonstrando seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a promoção da economia circular.

A presidente da associação Cocal Arte, Rita de Cássia Mendes Mélo, comenta que a ideia de conhecer o grupo surgiu devido a participação em uma feira. “Em busca por novidades e projetos inovadores para nossas alunas participamos da feira Mega artesanal em São Paulo e lá tivemos o privilégio de conhecer os fios do grupo Eurofios. Com o incentivo da Coopercocal, levamos as alunas para conhecer a empresa, superando as nossas expectativas ao descobrir que todos os fios são feitos a partir de restos de tecidos das fábricas de cortes”, afirma. Para a professora artesã da Coopercocal, Elis Regina Dias Sangaletti, o dia foi marcado por uma experiência enriquecedora. “Foi um dia incrível de aprendizagem em que passamos com os diretores, colaboradores, que com muito profissionalismo e maestria nos recepcionaram. Certamente, a partir desta visita, teremos uma visão mais ampla da importância da utilização dos produtos na confecção das nossas peças, pois também buscamos trabalhar com peças voltadas a sustentabilidade e reciclagem dos matérias”, disse.

O Projeto Mulheres Artesãs é uma oficina da Associação Cocal Arte integralmente custeado pela Coopercocal, demonstrando o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento cultural e socioeconômico da comunidade. “Esta visita representou não apenas uma oportunidade de aprimoramento técnico, mas também um momento de inspiração e conscientização sobre a importância da sustentabilidade no universo do artesanato, só temos a agradecer a Coopercocal por todo o apoio recebido”,agradece a presidente.

Técnica aplicada: Macramê

O macramê, técnica que utiliza apenas as mãos para trançar e atar fios de diferentes espessuras, é o tema escolhido pela Associação Cocal Arte para o ano de 2024. “Além de estar alinhada às tendências atuais de artesanato e decoração, essa técnica é inclusiva, permitindo que qualquer pessoa, independente de habilidade prévia, possa se dedicar a ela. Nosso propósito é sempre trazer novidades e ensinar as alunas novas técnicas de aprendizado”, pontua Rita.

Notícias Relacionadas

Polícia Civil cumpre mandado de prisão e prende estelionatário

O investigado trabalhava na loja Magazine Luiza de Braço do Norte e prometia descontos "ultra especiais" na aquisição de produtos, justificando que tinha acesso a essas vantagens devido ao seu emprego na empresa

Trio gaúcho apita Criciúma e Palmeiras

Com bebê de 3 dias, família do RS viaja com desconhecido e é acolhida na casa dele em SC após enchentes

Família de Esteio teve casa alagada após receber alta da maternidade. Possibilidade de abrigo partiu de voluntário de Palhoça, na Grande Florianópolis, que havia levado doações ao estado vizinho.

Atividade econômica tem alta de 1,08% no primeiro trimestre

Em doze meses, o indicador ficou positivo em 1,68%, diz BC