Clima

Chuva em SC deixa quase 200 pessoas desalojadas, 11 desabrigadas e cidades em emergência

Número de municípios em situação de emergência subiu para cinco

Foto: Divulgação

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina já deixaram 194 pessoas desalojadas e 11 desabrigadas até a manhã desta terça-feira (16). Segundo a Defesa Civil, os municípios de Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, Canelinha e Águas Mornas, na Grande Florianópolis, e Garopaba, no Sul, decretaram situação de emergência.

Grande Florianópolis

Em Palhoça, na Grande Florianópolis, 50 pessoas estão desalojadas e 11 desabrigadas. Com isso, um abrigo foi aberto na região para receber as pessoas afetadas pelas chuvas. Segundo a Defesa Civil, foram registrados 86 milímetros de chuva nas últimas 24 horas e há risco de deslizamentos.

Também em Palhoça, a BR-101, na altura do Morro dos Cavalos, foi parcialmente liberada na manhã desta terça após três dias com bloqueio devido a uma queda de barreira.

A Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela via, segue monitorando todo o trecho concedido e, se necessário, atuará em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Defesa Civil com restrições para garantir a segurança dos usuários.

Em Paulo Lopes, um dos municípios mais afetados pelas chuvas, 33 pessoas estão desalojadas. Segundo equipes da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, os danos na região são relacionados principalmente à infraestrutura. De acordo com a Defesa Civil, não há nenhuma pessoa desabrigada até o momento.

O município de São João Batista também enfrenta danos causados pelas chuvas que atingem a região desde sexta-feira (12). Segundo a Defesa Civil, houve deslizamentos e alagamentos nos bairros Ribanceira do Sul, Alemão, Fernandes, Arataca. Duas pontes e um pontilhão foram interditados.

Além disso, uma adutora que abastece o município se rompeu após ser atingida por detritos. Equipes estão atuando no local para que o abastecimento seja normalizado.

Em Biguaçu, 20 pessoas foram abrigadas após registrados de alagamentos e quedas de muros no município. Já em São José, a Defesa Civil trabalhou em ocorrências relacionadas a alagamentos e, até o momento, não houve a necessidade de abertura de abrigos. A assistência social atende pontualmente.

Em Florianópolis, foi registrado o desabamento de um muro devido a um deslizamento no bairro Costeira e moradores foram deslocados para casa de familiares. Segundo a Defesa Civil, houve seis deslizamentos nas encostas dos morros e alagamentos em vias públicas.

Sul

Os municípios do Sul do Estado também registraram ocorrências devido às chuvas dos últimos dias. Em Imbituba, a rede municipal de ensino precisou suspender as aulas nesta terça-feira devido aos problemas de mobilidade. Há uma estimativa de 110 pessoas atingidas e duas estão desalojadas. Tubarão também apresenta dois desabrigados.

Em Criciúma há registros de deslizamentos. Entretanto, não houve danos materiais e nem humanos.

Norte

No Norte do Estado, as chuvas afetaram principalmente a região de Joinville. Segundo a Defesa Civil, houve ocorrências de alagamentos, queda de muro e deslizamentos.

Por esse motivo, a Defesa Civil de Joinville elevou o Plano de Contingência para o Alerta Laranja. Isso significa que há ocorrências sendo registradas no município e que, além da Defesa Civil e demais forças de segurança e salvamento, outras secretarias da Prefeitura de Joinville estão em prontidão para o atendimento de ocorrências, caso seja necessário.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Após paralisação da Série A, Criciúma se reapresenta com foco na Copa do Brasil

Mortes de Washington Rodrigues, Antero Greco e Silvio Luiz marcam dia de despedida de personalidades da comunicação esportiva

Araranguá: mulher tenta desviar de vaca na BR-101 e sofre grave acidente

A motociclista seguia trajeto pelo KM 6, quando o animal entrou no trecho

Dupla tenta fugir de operação policial e acaba presa em Içara

Um revólver calibre .38 foi apreendido dentro do carro, além de diversas munições