Geral

Barco encalha em Passo de Torres

Foto: Valmoci de Souza/Jornal Nortesul

Foto: Valmoci de Souza/Jornal Nortesul

Já não é mais nenhuma novidade a entrada da Barra em Passo de Torres ser uma armadilha às centenas de pescadores que depende estritamente de sua profissão para o sustento da família. Na última semana, uma lancha virou na entrada da Barra e por sorte, os cinco tripulantes se salvaram graças a ação rápida de guarda-vidas e dos bombeiros de Torres. Neste acidente, um homem e uma criança de apenas 4 meses ficaram embaixo da lancha, salvo por um bolsão de ar formado sob a embarcação.

Nesta segunda-feira por volta das 8h o barco ‘’João Gustavo’’, entrava pela barra com uma carga aproximada de cinco toneladas de peixes quando encalhou e acabou indo parar na beira da praia. O proprietário do barco Solon Matos Agostim, informou que o prejuízo chega a 50 mil reais ocasionado pela perda do peixe, danificação no casco do barco e a perda de grande quantidade de rede de pesca. Solon, informa também que conseguiu retirar uma quantidade de peixes, mas não o suficiente para cobrir o prejuízo. Além disso, pelo menos cinco pais de família deverão ficarem sem trabalho por alguns meses até a recuperação do barco.

Na manhã desta terça-feira, a única empresa especializada em resgate e recuperação naval do município fazia uma grande operação para a retirada do mesmo e leva-lo até o estaleiro municipal. Segundo o mecânico Emanuel Souza responsável pelo resgate do barco, não houve nenhum tipo de vazamento que pudesse atingir o meio ambiente. ‘’Os tanques estão intactos e por isso ficamos mais tranquilos’’, disse Emanuel.

‘’Vendi minha casa há seis meses par investir no barco e agora dá nisso, precisamos urgente que seja feita o desassoreamento da barra’’, lamentou Solon.

Uma draga já chegou em Passo de Torres para a finalidade primordial dos pescadores, porém ainda encontra-se em exposição na margem do Rio Mampituba.

Colaboração: Valmoci de Souza/Jornal Nortesul