Geral

Novas cheias podem ser evitadas em Braço do Norte

Foto: Divulgação/Jornal Notisul

Foto: Divulgação/Jornal Notisul

Um estudo realizado por engenheiros da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), por solicitação do poder público de Braço do Norte, apontou problemas no escoamento da água da chuva na região central do município.
 
O levantamento foi realizado após a última forte enxurrada, no último dia 13 e encaminhado ao poder público na sexta-feira da semana passada, para conhecimento e busca de soluções.
 
Conforme o jornal Notisul, para o engenheiro ambiental e sanitarista da Amurel, Alexandre Martins, o problema foi detectado após estudos no córrego Santa Augusta.
 
“Existem áreas na localidade que, quando chove acima de 50 milímetros, como não há espaço, transborda”, explica o engenheiro.
 
Conforme Alexandre, a comunidade cresceu nas proximidades do córrego que, na expansão de estradas e canalizações, não foram levantadas o fluxo pluviométrico”, detalha Alexandre.
 
O prefeito de Braço de Norte, Ademir da Silva Matos, revela que existem alguns pontos críticos na cidade. Resolveremos alguns transtornos com R$ 4,3 milhões do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), e outros ainda aguardam investimentos.
 
“Precisamos realizar uma grande obra de macrodrenagem na região, valor que deverá vir da Defesa Civil do estado para evitar que futuras enchentes”, finaliza Ademir.