Geral

Vigilância Sanitária aterra 520 quilos de produtos vencidos ou sem procedência

Produtos impróprios para o uso foram apreendidos nas últimas três semanas através da intensificação da fiscalização sanitária.

Produtos vencidos e sem procedência foram inutilizados no aterro industrial e sanitário da Santec, em Içara, na manhã desta quarta-feira (30) pela Vigilância Sanitária. Ao todo, 520 quilos de produtos irregulares foram apreendidos pela fiscalização. Camarão sem procedência, queijos e cachaça com prazo de validade expirado, carne e derivados sem serviço de inspeção em órgão competente foram aterrados no local.

De acordo com chefe da Vigilância Sanitária do Município, Valter Mariano, esses produtos foram apreendidos nestas últimas três semanas, nas quais a fiscalização em estabelecimentos se intensificou. “Recebemos muitas denuncias em relação a ingestão de alimentos que causaram algum mal as pessoas do começo do mês para cá. Intensificamos a vigilância em bares, restaurantes e lanchonetes, principalmente no horário noturno”, afirma.

Conforme Mariano, aproximadamente 25 pessoas, em casos individuais, fizeram denúncias reclamando de mal estar após ingerir certo alimento. Entre os estabelecimentos fiscalizados, cinco deles receberam o auto de infração por parte da vigilância sanitária. Os demais, passaram por verificação e os problemas foram resolvidos no próprio estabelecimento.

Entre estes problemas, o mais comum é a utilização da maionese caseira em lanches, o que é proibido por lei municipal. O produto foi retirado dos locais, resolvendo a questão. Valter Mariano explica que quando um comércio recebe a auto infração, ele têm até 15 dias para entrar com uma defesa. Caso contrário, deverá pagar a multa. “Em casos de apreensão de alimentos e de falta de algo para a manutenção deste, a multa varia de R$3 mil a R$4 mil”, explica.

Colaboração:Denise Possebon/Diretoria Executiva de Comunicação

[soliloquy id=”64784″]