Geral

Inaugurada Academia da Saúde no Bairro Jaqueline

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi inaugurada na tarde dessa sexta-feira (16) a Academia da Saúde, no bairro Jaqueline. A obra foi realizada em parceria com o Governo Federal, por meio de emenda do deputado Ronaldo Benedet, e contou com investimento aproximado de R$ 140 mil. O local tem área de vivência de 110,25 m², em uma área total de 164,75 m².

Além disso, o espaço também é composto por oito equipamentos para atividade física e visa contribuir para a promoção da saúde da população com infraestrutura e profissionais qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais; orientação de atividade física; promoção de ações de segurança alimentar e nutricional, bem como outras temáticas que envolvam a realidade local.

Na solenidade, o prefeito e vice, Murialdo Canto Gastaldon e Sandro Giassi Serafin, falaram sobre a importância da praça na saúde da comunidade. “A emenda parlamentar possibilitou a construção deste equipamento público que contribui com o desenvolvimento do bairro, já que no Jaqueline falta pouco para finalizar as pavimentações, está sendo construída uma nova unidade de saúde e o bairro ainda é contemplado com o programa Mais Médicos”, lembrou o prefeito. “O Jaqueline vai ganhar ainda uma pista de skate para a juventude. É importante que, a medida que isso vem acontecendo, zelar e contribuir com o poder público para que o bairro fique sempre bonito”, acrescentou.

As Academias da Saúde são parte integrante da atenção básica. A sua organização e o planejamento dos pólos são coordenados pela atenção básica e devem ser articulados com os demais pontos de atenção à saúde, além de estar vinculada ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e/ou Estratégia Saúde da Família. “É com as reivindicações da associação de moradores e da comunidade organizada que as ações acontecem. Falar de academia é falar em prevenção. Parabéns a todos pela conquista. Mais qualidade de vida, mais saúde a todos”, desejou Sandro.

O secretário de Saúde, Lauro Nogueira, além de lembrar que esta foi à primeira academia coberta da cidade falou sobre o objetivo principal da academia. "Estes espaços podem contribuir com a redução de níveis de pressão, diminuir o uso de medicamentos e melhorar a qualidade de vida. Afinal não dá para separar promoção, prevenção e recuperação de saúde e o programa Academia da Saúde, do Governo federal, integra essas três faces, além de integrar gestão social, relação com serviço de Saúde e profissionais atuantes”, assinalou. “A Praça da Saúde é uma luta da nossa associação que hoje vira realizada”, declarou o presidente da Associação de moradores, Nilzo Réus.