Geral

Parque das Nações recebe retorno de Bric neste fim de semana

Evento que mistura feira e exposições de artesanatos e manifestações artísticas volta à ativa neste sábado, após dois anos sem realização

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Criciúma voltará a ter um espaço próprio destinado ao lazer, a apresentações artísticas e a exposições artesanais a partir deste fim de semana. A realização de um Bric passará a ser semanal a partir deste sábado (17) proporcionando ao município mais turismo, diversão e oportunidades aos artesões locais. O evento, que é uma parceria entre a Casa de Cultura e a Fundação Cultural de Criciúma, realizado no Parque das Nações Cincinato Naspolini, entre às 15h e 21h.

Conforme o diretor de turismo da Casa de Cultura, Ismail Ahmad Ismail, o espaço será um mix de exposições de artesanatos e de manifestações artísticas. Para este sábado, aproximadamente 50 expositores já estão confirmados para participação do bric. “Terá exposições bastante diversas e um dos objetivos do bric também é proporcionar a troca entre as pessoas, como a de livros. É um evento onde as pessoas podem ir sem muito compromisso, para aproveitar”, afirma Ismail.

Fazia dois anos que um bric não era organizado em Criciúma e antigamente o evento era realizado no Museu Histórico e Geográfico Augusto Casagrande. Para o retorno desta feira foi escolhido o Parque das Nações como local, devido ao fluxo de pessoas que frequentam o parque nos finais de semana. “Esperamos um público muito grande porque o parque já é bastante movimento e também porque neste primeiro fim de semana estaremos fazendo o evento em paralelo com o Feirão da Casa Própria da Caixa Econômica Federal”, pontua o diretor.

Por conta do feirão as atrações artísticas não estarão incluídas na programação, havendo apenas exposições durante este sábado. Mas, durante a próxima semana, atrativos já serão debatidos para o próximo bric. Para participar do “Bric no Parque das Nações” é necessário apenas entrar em contato com a Casa de Cultura através do telefone 3445-8840. “É só avisar com um pouco de antecedência, para que a Fundação possa ter noção do espaço a disponibilizar”, afirma Ismail.

Oportunidade e turismo

Mais do que lazer e diversão para a população, o “Bric no Parque das Nações” tem como meta oportunizar melhores condições para artesões criciumenses e também da região exporem seus trabalhos. “Temos por objetivo gerar sustentabilidade aos artesões, pois tem muita gente fazendo bons trabalhos e não ganhando o destaque merecido. Hoje, em Criciúma, temos 40 artesões cadastrados na Praça Nereu Ramos e muitos outros já estão na fila de espera aguardando uma desistência para poder expor. Há muitos artesões na região e o bric é uma oportunidade para possam mostrar seus trabalhos”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Sérgio Zappellini.

Para o presidente o evento irá movimentar o turismo da cidade, principalmente porque acontecerá no Parque das Nações. “O evento irá influenciar o turista a vir consumir, conhecer nosso artesanato local e o Parque das Nações é o local ideal para que as exposições tenham esta visibilidade. Mas, o bric também será uma feira itinerante, podendo expor e ter espaço em outras festas e eventos do município”, afirma Zappellini.

Colaboração: Denise Possebon