Saúde

Programa “Mãe Coruja” é lançado oficialmente em Criciúma

Novo modelo apresentado vai contribuir ainda mais com o fortalecimento da Rede Cegonha no município

Foto: Cristian Pereira

Foto: Cristian Pereira

O serviço prestado nas Unidades Básicas de Saúde do município adota a partir desta quarta-feira, (4), novas diretrizes de atendimento às mulheres e bebês de Criciúma. Diante de autoridades, gestantes e equipes das Unidades de Saúde foi lançado oficialmente pela Secretaria Municipal de Saúde o programa “Mãe Coruja”, que tem como missão promover a assistência integral às gestantes, desde o pré-natal, passando pelo parto, com acompanhamento até o segundo ano de vida dos bebês.

Segundo o prefeito municipal, Márcio Búrigo, o material que esta sendo levado para as atenções básicas dará sustentação no trabalho das equipes das Unidades de Saúde. “Acredito que este programa vai colaborar diretamente com as mudanças nos números registrados na Secretaria de Saúde. Ele veio para dar qualidade de vida para a população, mas principalmente salvar a vida de gestantes e bebês, mostrando assim que este é o caminho para o avanço. Sabemos que governar é se preocupar com o bem estar das pessoas que habitam na cidade. A saúde é o maior problema nacional. Enquanto em Criciúma investimos 30% da nossa arrecadação, o Governo Federal investe 3% do que é arrecadado em todo o Brasil”, relatou o prefeito.

O programa esta dividido em protocolo de pré-natal, parto e puerpério, que é o período até o segundo ano de vida (Manual Técnico) e Carteira da gestante são ferramentas úteis na padronização de práticas, tanto para os profissionais de saúde, como para as próprias gestantes. Os materiais do “Mãe Coruja” vêm para qualificar o serviço e instrumentalizar os profissionais, de acordo com o movimento nacional da Rede Cegonha, priorizando o acolhimento, a resolubilidade em rede, fortalecendo as equipes e o principal, diminuindo os índices de mortalidade materno-infantil em Criciúma.

Para o promotor da Vara da Infância de Criciúma, Mauro Canto da Silva, essa é uma experiência nova que esta sendo trazido com o intuito prestar um melhor atendimento a mães e crianças. “Esse protocolo vem de encontro a uma discussão nacional a cerca do aperfeiçoamento do atendimento as gestantes, da humanização do parto. Vem com a garantia da atenção para diminuir os índices de morte materno-infantil, a atenção a gestante e o modo de nascimento. O atendimento de forma adequada vai garantir um desenvolvimento saudável para as crianças”, ressaltou Silva.

O secretário de Saúde, Paulo Conti, ressalva que é importante que o pré-natal seja iniciado precocemente, pois ele precisa de diversos exames e é uma referência para o parto com segurança. “Com o lançamento deste programa iniciamos um tratamento humanizado para mulheres, gestantes e crianças. Precisamos fortalecer o trabalho da Rede Cegonha para diminuir de fato a mortalidade materno-infantil. É necessário que as futuras mamães façam seu acompanhamento desde cedo para que o bom atendimento prevaleça. O programa normatiza, organiza e monitora, juntamente com as equipes de saúde da família, as ações de atenção a saúde da gestante em todos os níveis de complexidade, garantindo assim o planejamento familiar”, destacou.

O programa promoverá a realização de atendimento completo, desde o planejamento de uma gravidez até os primeiros cuidados após o parto e início do crescimento do bebê e da criança de até dois anos, com cuidados com o crescimento e desenvolvimento alimentar – nutricional e acompanhamento do calendário vacinal. Hoje, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde, a maioria das gestações não é planejada, sendo que muitas vezes tal fato se da por falta de orientações adequadas ou desinteresse da população por informações e aplicação dos métodos corretos na prevenção de uma gravidez  ou mesmo uma doença sexualmente transmissível.

Colaboração: Milena dos Santos