Geral

Iniciada coleta seletiva em Içara

O recolhimento do material acontecerá todas as quartas-feiras, a partir das 8h

A coleta seletiva do lixo em Içara iniciou, oficialmente, nesta quarta-feira, no Bairro Tereza Cristina. O trabalho em conjunto entre a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundai) e a Cooperativa de Reciclagem em Içara (Cooperi) recolheu, somente em uma hora de trabalho, mais de 300 kg de material para a reciclagem. Um número bastante positivo na avaliação do presidente da Fundai, Eduardo Rocha e da Cooperi, Valmir Jorge Antônio.
 

O trabalho inicia no Cristo Rei e, posteriormente, estenderá para outros bairros da cidade. A aposentada, Zuleide Amandio de Mello, que possui um armazém, foi uma das moradoras que separou o lixo e entregou para o caminhão da coleta. Com a participação de um vizinho ela entregou 100 kg de material. “Parabenizo a iniciativa, pois é muito importante este trabalho. Além de contribuir ao meio ambiente, estamos ajudando na renda dos catadores. Estava com este material guardado e não tinha para quem entregar”, conta.

 
O presidente o presidente da Fundai acompanhou as primeiras coletas e destaca o trabalho iniciado nesta quarta-feira. “Estamos satisfeitos com o resultado. Superou as expectativas neste primeiro dia. A implantação da coleta seletiva é fundamental para a Fundai. Queremos estender com segurança para os outros bairros e, para isso, promover antes a educação ambiental”, pontua Eduardo. “Os moradores estão bem organizados. O lixo foi separado na sacola e colocado na frente das residências para o recolhimento. Para o primeiro dia foi muito bom”, completa Antônio.
 
A coleta seletiva acontecerá nas manhãs de quarta-feira, a partir das 8h, dia alternado a coleta convencional. O material coletado tem como destino o galpão de triagem, situado localidade de Urussanga, que já está em atividade.
 
Trabalho de abordagem – Um trabalho de conscientização e orientação foi realizado antes por meio da Fundai, com a ajuda também das agentes comunitárias de saúde. Para identificação de participação, um adesivo foi colado na parede da residência, portão ou caixa de correio. O Cristo Rei possui mais de 3,5 mil moradores, num total de 1.066 famílias. 

Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI

[soliloquy id=”71028″]