Geral

Saque de FGTS liberado para atingidos por temporais em Criciúma

Foto: Cristian Pereira

Foto: Cristian Pereira

Os trabalhadores atingidos pelas intempéries climáticas do verão de 2014 já podem começar a preparar a documentação. A Administração Municipal e a Caixa Econômica Federal anunciaram, no fim da tarde dessa sexta-feira (27), que entre os dias 09 de julho e 1° de agosto, essas pessoas deverão comparecer ao Pavilhão de Exposições José Ijair Conti para a realização do cadastro para liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), na cidade de Criciúma. 

Ao todo 95 bairros e localidades serão beneficiados com a liberação. Este ano uma novidade apresentada para facilitar o cadastro às pessoas é o telefone 0800-726-0207, entre os dias 04 de julho e 1° de agosto, das 07h às 21 horas e aos sábados das 9h às 15 horas. Durante a ligação, o beneficiário terá de confirmar endereço, número do PIS/PASEP, CPF, número de conta de poupança ou conta corrente na Caixa. Os usuários que completarem o cadastro por telefone terão, ao fim da chamada, a informação do dia da retirada do dinheiro. Tudo sem precisar ir ao atendimento presencial.

Segundo o prefeito municipal, Márcio Búrigo, essa é uma grande conquista que a Administração para ajudar as famílias que tiveram danos causados pelas forças da natureza. “Nossa equipe se empenhou muito para que chegássemos a este dia. Em 15 dias no mês de janeiro passamos por quatro adventos metereológicos. A cada impacto deste o município gasta muito para sua recomposição, mas nada que se compare ao que as famílias perdem. Tivemos que comprovar para Defesa Civil nacional e estadual o envolvimento de 120 mil moradores. Mesmo diante destas circunstancias, jamais esmorecemos”, relatou o prefeito.

A ação promove a injeção de aproximadamente R$ 120 milhões na economia criciumense.  Para o atendimento presencial no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, 80 profissionais da Administração Municipal estarão atuando no processo cadastral. Entre 8h e 14h, em todos os dias de atendimento serão distribuídas senhas no local. O valor liberado por conta é de no máximo R$ 6,2 mil.

Conforme o superintendente Regional da Caixa, Robert Kennedy Lara da Costa, este é um processo de liberação regulamentado por Lei, com estimativa de atendimento de 53 mil trabalhadores. “Temos duas etapas: o da liberação e a do pagamento. É determinante que a pessoa compareça na data que esta agendada para ela. Cada um terá 90 dias para sacar o dinheiro, caso não seja creditado em conta. Se deixar passar esse período, os valores retornam às contas do FGTS”, ressaltou Costa.

De acordo com a coordenadora de Proteção e Defesa Civil, Angela Mello, a Coordenadoria realizou vários atendimentos na região, na qual Criciúma foi referência pela agilidade no atendimento. “Para podermos chegar à liberação foi necessário que fizéssemos um levantamento minucioso do número de atingidos. Já estamos preparados para realizar os atendimentos durantes os dias de cadastramentos, pois sabemos o quanto é difícil para uma pessoa conseguir reconstruir sua vida”, declarou Angela.

Datas, horários e documentação necessária

No Centro de Eventos José Ijair Conti – Av santos Dumont, Parque Centenário.

O horário de atendimento será das 08h00min às 14h00min nas datas conforme segue:

Dias 09, 10 e 11/07/2014 – Nascidos em Janeiro e Fevereiro

Dias 14, 15 e 16/07/2014 – Nascidos em Março e Abril

Dias 17, 18 e 21/07/2014 – Nascidos em Maio e Junho

Dias 22, 23 e 24/07/2014 – Nascidos em Julho e Agosto

Dias 25, 28 e 29/07/2014 – Nascidos em Setembro e Outubro

Dias 30 e 31/07 e 01/08/2014 – Nascidos em Novembro e Dezembro

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SAQUE:

– SSFGTS (Formulário CAIXA disponível no site http://www.criciuma.sc.gov.br e nos postos de saúde, intendências, CRAS e Centro de eventos José Ijair Conte a partir de 09/07). Preenchida todos os campos do quadro (1) –  identificação do trabalhador, especialmente onº do telefone.

CÓPIA E ORIGINAL dos seguintes documentos:

– Identidade e CPF;  

– Comprovante de residência anterior ao dia 13 de janeiro de 2014, conforme regras abaixo relacionadas.

–  Cópia da Carteira de Trabalho das páginas:

–  Identificação do Trabalhador (página da foto e qualificação civil);

–  Número do PIS

–  Contratos de trabalho registrados na Carteira de Trabalho e anotações gerais, se houver.

Obs.: É obrigatória a apresentação dos documentos originais e cópias.

SOMENTE SERÁ RECEPCIONADA A DOCUMENTAÇÃO COMPLETA.     

REGRAS PARA COMPROVAÇÃO DE RESIDÊNCIA DO TRABALHADOR

Comprovante em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone) emitido nos últimos 120 dias anteriores a decretação de situação de emergência. (Considerando que a situação de emergência foi decretada em 13/01/2014, podem ser aceitos comprovantes emitidos entre 12/09/2013 a 12/01/2014).

A prova de residência do trabalhador que tem renda própria e mora com os pais, mas cujo comprovante de endereço esteja no nome de um destes, se faz por meio da filiação constante na Carteira de Identidade do titular da conta vinculada, que declara, sob as penas da lei, que reside no local do desastre.

A prova de residência do trabalhador, cujo comprovante de endereço esteja no nome do cônjuge, ocorre pela apresentação da Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável anterior a 13 de janeiro de 2014.

Colaboração: Milena dos Santos