Geral

Políticos e amigos rendem últimas homenagens a Manoel Bertoncini

Adeus ao prefeito Manoel levou centenas de pessoas ao velório, realizado na Unisul. Cortejo também atraiu muitas pessoas pelas ruas da cidade

A força de vontade e o amor à vida foram algumas das características do prefeito Manoel Bertoncini consideradas mais relevantes pelos amigos, políticos e moradores de Tubarão. O prefeito da Cidade Azul faleceu na noite de quarta-feira, vítima de câncer de pulmão e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ontem, durante o velório e a missa, várias pessoas lembraram histórias e falas do prefeito.

Entre os amigos, a ex-secretária de Saúde Beth Xuxa que agradeceu a confiança do prefeito pela nomeação para vários cargos na administração. “Manoel foi meu anjo da guarda. Tive muitas oportunidades com a ajuda dele, fiquei na Câmara como vereadora por 10 meses, fui gerente de Saúde e secretária. Era uma pessoa iluminada. Era um grande líder”, afirma.

Para o vereador Caio Tokarski (PSD), Manoel é uma perda irreparável. “Eu agradeço a oportunidade de tê-lo conhecido e ter trabalhado com ele como secretário municipal por quase um ano. Ele é um exemplo de garra, de força de vontade, de dedicação, de amor pela família, pela medicina e por Tubarão”, relata Caio.

Segundo o governador Raimundo Colombo, o prefeito era uma figura exemplar em sua luta pela vida. “Manoel tinha um desejo muito grande de servir, ele lutou muito pela vida porque queria fazer mais por sua cidade. Eu tinha um relacionamento pessoal muito bom com ele e com sua família.

Recentemente, eu passava por Tubarão, era fim de tarde e liguei para ele. Perguntei onde estava e ele disse que estava indo para casa. Perguntei se poderia ir até lá. Fui apenas para dar um “oi” ao amigo e tomar um café. Manoel era uma pessoa de riso fácil. Não tem quem não gostasse dele”, diz o governador.

Homenagens a Manoel por toda a cidade

O adeus dos tubaronenses ao prefeito Manoel Bertoncini foi feito através de várias homenagens. As demonstrações de carinho e respeito ocorreram em diversos momentos do dia, tanto no velório quanto no cortejo da Unisul até a Catedral Diocesana, e também durante a missa.

No velório, realizado na Unisul, centenas de pessoas passaram pela Bolha para ver, pela última vez, o prefeito. Por volta das 15h, o Coral Municipal apresentou algumas músicas, em uma despedida ao prefeito que emocionou quem acompanhava o velório. Na saída da Unisul, o caixão foi levado no caminhão do Corpo de Bombeiros. Por onde o cortejo passou ele era aplaudido pelas pessoas na rua. Por sugestão da CDL e do Sindilojas, muitos lojistas fecharam seus estabelecimentos comerciais às 15h30, quando encerrou o velório.

Na praça da Catedral Diocesana foram realizadas outras homenagens. Uma delas foi feita com balões nas cores do município e que foram soltos durante a chegada do caixão à Catedral. Após a missa, a homenagem foi feita pelo Exército, que disparou uma salva de tiros. Manoel era médico e segundo tenente da Polícia Militar.

Diário do Sul