Geral

Dia do Advogado é comemorado durante Seminário de Direito Processual

Evento realizado em parceria entre OAB, Esucri e Damásio Educacional, trouxe a Criciúma um dos candidatos a ministro do STF

Para comemorar o Dia do Advogado, que foi lembrado nesse 11 de agosto, a subseção criciumense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Escola Superior de Criciúma (Esucri) e o Damásio Educacional promovendo, até hoje à noite, o 1º Seminário Sul Catarinense de Direito Processual. Com o objetivo de aprofundar discussões sobre o tema, palestrantes de renome nacional estão participando da atividade. Na noite de ontem, o advogado Acelino Rodrigues de Carvalho, um dos fortes candidatos ao cargo do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, falou aos participantes.

De acordo com o profissional, que ministrou a palestra “O projeto do Novo Código de Processo Civil: conquistas e controvérsias”, a realidade do novo Código significa uma mudança profunda no sistema processual brasileiro. “Viemos aqui para trazer elementos que nos ajudem a compreender e a avaliar sobre como encontrar respostas neste Código. Este é um projeto novo, que ainda deve demorar algum tempo para entrar em vigor, por isso é importante discuti-lo e estudá-lo antes de virar lei”, conta o advogado.

Na oportunidade, Acelino também falou sobre o evento promovido pelas instituições criciumenses e sobre a possibilidade de assumir o STF. “Ninguém sabe quando será a definição, se antes ou depois das eleições, já que é algo que cabe à Presidente da República. Meu nome foi encaminhado a Presidente Dilma por meio de um expediente assinado por todos os deputados e senadores do Mato Grosso do Sul. Recebi a notícia com muita apreensão, mas com uma gratificação imensa por saber desse movimento da comunidade”, comenta o palestrante.

Na oportunidade, o presidente da OAB de Criciúma, Luiz Fernando Michalak, ressaltou o evento, a participação de Acelino e a importância do advogado perante a sociedade. “Em agosto de 1827 foi sancionado o decreto legislativo que criava os dois primeiros cursos de Direito no Brasil. Essa é uma data histórica, visto que a advocacia é uma das profissões mais antigas. A nossa instituição atua nos grandes movimentos regionais e nacionais, sempre defendendo os interesses da sociedade e da democracia”, pontua o presidente.

Hoje, quem ministra a palestra “A teoria dos jogos no Processo Penal” é o juiz de Direito Alexandre Morais da Rosa. O evento inicia às 19 horas, no auditório da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação

[soliloquy id=”80671″]