Saúde

Secretaria Municipal de Saúde adere a campanha “Dezembro PositHIVo”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira inicia o último mês do ano. E a Secretaria Municipal de Saúde de Orleans, por meio da Vigilância Epidemiológica do município, começa mais uma campanha de conscientização, o “Dezembro PositHIVo”.

Nos próximos trinta dias, as unidades de saúde disponibilizarão materiais educativos, preservativos e orientarão às pessoas sobre o combate às doenças transmissíveis. O dia 1º de dezembro, além de marcar o início da campanha, é, também, a data em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra Aids.

A vigilância epidemiológica é responsável pelo controle das doenças transmissíveis, não transmissíveis e agravos. Durante a campanha, a Aids será a principal doença abordada pelas profissionais, pois, sabe-se da gravidade desta patologia que ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo, causando infecção ao corpo do paciente. O causador da doença é o vírus da imunodeficiência humana, o HIV.

A enfermeira da vigilância epidemiológica, Alana Patrício Stols Cruzetta, aponta os objetivos a serem alcançados na campanha. “Temos a meta de sensibilizar a população a realizar o teste rápido de HIV, que pode ser feito nas unidades de saúde. E também, estimular a adesão à terapia dos pacientes vinculados ao programa do HIV”, afirma Alana. A enfermeira lembra que existem casos em que os pacientes deixam de tomar as doses, diminuindo o número de usuários com resistência medicamentosa. Atualmente, em Orleans, mais de 60 pacientes realizam o tratamento do vírus. Os números mais que dobraram nos últimos dois anos, tendo em vista que em 2012, apenas 25 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

Assim como aconteceu durante os meses de outubro e novembro, em que o rosa e azul foram as cores predominantes, em dezembro será a vez da cor vermelha. Em todas as unidades de saúde do município, um laço branco em um tecido vermelho estará exposto, simbolizando a campanha. As enfermeiras receberão camisetas vermelhas com uma mensagem sobre o tema. Para a secretária de saúde Ana Zomer, é momento de reafirmar o comentário feito em outras campanhas. “Friso a importância da prevenção e não apenas a parte curativa. Realizar os testes disponíveis gratuitamente aos usuários das unidades de saúde faz toda a diferença. Quando alguma doença é identificada precocemente, as possibilidades de tratamento e cura são maiores. O paciente tem mais chances de seguir a vida de forma mais tranquila”, afirma Zomer.

Convite aos vereadores

A Secretaria de Saúde deverá destinar um convite aos 11 vereadores do município para a participação no primeiro dia de ação. A ideia é que os representantes da população visitem a Vigilância Epidemiológica do município para conhecer a ações e se familiarizem com o “Dezembro PositHIVo”. O encontro acontecerá no dia 1º de dezembro.

Colaboração: Ariel Rodrigues/Assessoria de Comunicação