Geral

A Criciúma do agronegócio e da agricultura familiar na AgroPonte

Governo do município é parceiro do evento que inicia nesta quarta-feira

Foto: Lucas Sabino

Foto: Lucas Sabino

Bovinos, equinos, suínos, caprinos, aves, produção de arroz, de milho, de banana, agricultura familiar e agronegócio. A lista daquilo que é produzido em Criciúma poderia continuar, já que por trás da construção de uma cidade moderna e verticalizada existem famílias que mantém a cultura do campo viva. Tudo isso poderá ser visto à partir desta quarta-feira (14) na Feira AgroPonte, que ocorrerá em parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma no Pavilhão José Ijair Conti. No evento também irá acontecer a 1ª Exposição Estadual de Animais.

De acordo com o gerente de agricultura do município, Salomão Roman da Silveira, o evento espera receber milhares de pessoas, sobretudo da região mesosul de Santa Catarina. “Desde semana passada dezenas de pessoas da prefeitura estão trabalhando para dar todo apoio logístico e de mão-de-obra para o bom andamento da feira”, destacou Silveira. Segundo ele, está é uma grande oportunidade de mostrar aos criciumenses que o alimento não vem direto da prateleira do mercado e que se produz o que se precisa aqui. “A cidade é viva. Nós criamos e produzimos aqui. Para tanto precisamos mostrar isso aos que visitarão o evento”, complementou.

Devido a isso, a novidade desta feira é a 1ª Exposição Estadual de Animais, que também recebe o apoio do governo criciumense. “Mais de 500 animais estarão em exposição. Na feira ocorrerão vendas diretamente ligadas aos expositores que trazem seus animais de toda a região criciumense”, complementou o gerente.

Natural de Criciúma, Agenor Zanette estará expondo na AgroPonte. Criador de canários com renome internacional, Zanette acredita na importância de fomentar estas atividades na cidade. “O poder público estimulando a agricultura familiar garante o retorno para a população de alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxicos e de outros venenos, além de não poluir o meio ambiente”, pontuou.

Sobre sua exposição de canários, Agenor acredita que a atividade poderá fomentar lazer acompanhado ao conhecimento. “Criar canários é uma atividade econômica sem deixar de ser prazerosa. Além disso, há a conscientização contra a compra ilegal de animais silvestres, tendo em vista que os canários que irei expor são legalizados e criados para serem como outros animais de casa, como os cachorros e gatos”, finalizou.

A AgroPonte também conta com a exposição de máquinas para serem usadas no campo, tal como equipamentos, tecnologias e produtos agrícolas. A feira encerra no domingo, 18 de agosto.

Colaboração: Matheus Reis