Hoje, a Rádio Tupi tem uma programação bastante diversificada e conta com vários programas de entretenimento
No dia 25 de setembro de 1935, nasceu na cidade do Rio de Janeiro uma das maiores e mais populares emissoras de rádio que o Brasil já viu: a Super Rádio Tupi. Foi fundada pelo jornalista Assis Chateaubriand em uma cerimônia especial que contou com a presença de Guglielmo Marconi (ou Guilherme Marconi), conhecido por ser o homem que deu vida ao sistema prático de telegrafia sem o uso de fios. Seu nome foi possivelmente dado para homenagear os povos Tupis, os índios que habitavam a costa litorânea do Brasil antes da chegada dos exploradores portugueses.
Inicialmente, a rádio operava na frequência AM 1280 KHz, era conhecida como “Cacique do Ar” ou também por seu prefixo PRG-3, e contou, durante toda a década de 1940, com músicas de grandes nomes brasileiros, como Dalva de Oliveira, Vicente Celestino, Silvio Caldas, entre outros. Sua notoriedade começou a aumentar muito logo após ter noticiado em primeira mão o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. No começo de 1960, foi criado e implementado um novo programa em sua grade de programação, o “Patrulha da Cidade”, que por sinal está no ar até hoje. A ideia inicial veio do jornalista Afonso Soares e tem por objetivo abordar assuntos policiais, porém com alguns momentos de humor.
Na década de 1970, a rádio passou por momentos sérios de crise econômica, mas conseguiu se reerguer devido à criação de muitos programas de entretenimento e humor. Com a expansão da internet pelo planeta durante os anos de 1990, a rádio não ficou para trás e assinou um serviço de multimídia com a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel) e começou a transmitir sua programação também para usuários da internet. Em 2009, sua transmissão também passou a acontecer na frequência 96,5 MHz, que antes pertencia à extinta Rádio Nativa.
Hoje, a Rádio Tupi tem uma programação bastante diversificada e conta com vários programas de entretenimento, como o “Show do Mário Belisário”, transmitido durante as manhãs e voltado a levar música e promover a interação com os ouvintes; o “Programa Francisco Barbosa”, que se caracteriza por noticiar fatos decorrentes do dia e trazer comentários a respeito dos mesmos; e o programa “Na Companhia do Garcia”, transmitido durante as noites, que tem por finalidade levar aos ouvintes entrevistas e discussões sobre os mais variados assuntos.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://tudoradio.com
Texto escrito por Thiago Fontanela