A busca pelo Conhecimento

A Magia das Águas do Mar Vermelho

Foto: Jeff Schmaltz/NASA

Localizado entre os continentes africano e asiático, o Mar Vermelho é um golfo que se conecta ao sul com o Oceano Índico através de um outro golfo chamado de Ácabe. Em sua parte norte, ele também faz conexão com o Mar Mediterrâneo através do estreito Canal de Suez. Ao longo de sua extensão, ele é responsável por banhar muitos países, tanto africanos quanto asiáticos, como Arábia Saudita, Egito, Iêmen, Israel, Jordânia, Sudão, Eritreia e Djibuti.

O Mar Vermelho possui um comprimento de cerca de 1.900 km e uma largura que varia, pois ao longo de sua extensão alarga e estreita muitas vezes, mas podemos dizer que seu ponto máximo fica em aproximadamente 300 km. Sua profundidade média é de 500 metros, entretanto, possui lugares muito mais profundos, como é o caso da sua fossa central, onde acredita-se que chegue a 3.040 metros. Sua temperatura fica em torno dos 22°C e a sua salinidade é de mais ou menos 4%.

Sua história remonta à era pré-histórica, há cerca de 55 milhões de anos, durante o período Paleogênico. Nesse tempo, iniciou-se a separação das placas tectônicas da África e da Península Arábica, o que, com o passar dos milhões de anos, contribuiu para o surgimento de uma área com água entre os dois continentes. Vale destacar que essa separação entre as placas continua normalmente até os dias de hoje, fato que é comprovado através de atividades vulcânicas que podem ser vistas em suas margens. Porém, o movimento é devagar e só conseguiremos ver uma alteração assim de quilômetros em milhares de anos.

O Mar Vermelho também foi palco, durante a Idade Antiga, de uma passagem bíblica muito conhecida no cristianismo. Segundo o livro de Êxodo, Moisés, um hebreu e profeta muito conhecido entre os cristãos, recebeu de Deus a missão de libertar um grande povo que era escravizado no Egito há 430 anos. Depois de Deus ter mandado uma série de dez pragas que causaram calamidade no Egito, o faraó decidiu libertar o povo. Porém, depois da partida, ele mudou de ideia e ordenou que seu exército fosse atrás deles e os trouxesse de volta. Quando chegaram no final do Egito, Moisés se deparou com o Mar Vermelho. Apreensivo com o exército do faraó os seguindo, ele começou a orar a Deus. Depois disso, ao levantar seu cajado, o mar se abriu em duas partes, o que possibilitou a passagem de seu povo. O exército do faraó também tentou passar, porém o mar se fechou novamente e os afogou.

Acredita-se que o Mar Vermelho recebeu esse nome por conta de uma espécie de alga com uma coloração avermelhada muito presente em suas águas. Outras teorias dizem que esse nome surgiu devido às montanhas de cor vermelha que estão presentes em algumas partes ao norte do mar, na Península do Sinai. Sua vida marinha é rica, possuindo cerca de 1.000 espécies de animais invertebrados, além de aproximadamente 30 tipos de tubarões.

Com o passar dos anos, o Mar Vermelho se tornou um destino turístico muito procurado por muitas pessoas do planeta, principalmente para mergulhadores que se encantam ao adentrarem em suas belas águas.

Fontes consultadas:

MARQUES, Vinícius. Mar Vermelho. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/mar-vermelho/. Acesso em: 3 jan. 2025

WIKIPÉDIA. Mar Vermelho. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_Vermelho. Acesso em 03 jan. 2024.

Notícias Relacionadas

Magia do teatro marca final de semana de Encantos de Natal em Lauro Müller

Grupo Arte e Resgate e Circo Pirata Show trouxeram público para a Praça Henrique Lage.

Criciúma anuncia goleiro Caique

Caíque chega do Grêmio e terá contrato de duas temporadas com o Tigre

Zé Ricardo vai encaminhando o Tigre da estreia

Tigre treinou nesta quinta-feira, dia 16, no Heriberto Hülse

Desastre nas Neves: A Avalanche de Súðavík