Geral

A malária e os cuidados necessários para evitá-la

Neste domingo é lembrado o dia de combate a essa doença que causa sérios danos à saúde.

Divulgação

Os efeitos da pandemia da covid-19 não podem significar diminuição das medidas de prevenção contra a malária, segundo alertou a Organização Mundial da Saúde, em seu último relatório mundial sobre o assunto, publicado no final do ano passado. O dia de luta contra a doença, considerada evitável e tratável, é este domingo (25 de abril).

De acordo com a OMS, países africanos da região que representam mais de 90% dos casos de malária, também eram os mais afetados pela covid-19. O relatório constata que, se houver menos ações de prevenção, como distribuição de redes e medicamentos, a África Subsaariana poderia registrar pelo menos 46 mil mortes adicionais.

A malária é uma das principais causas de mortes no mundo, com 228 milhões de casos e 405 mil mortes em 2018. O contágio acontece por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles, infectadas pelo protozoário Plasmodium. Nas Américas, a transmissão permanece endêmica em 19 países e territórios. Por isso, diversas localidades brasileiras têm utilizado estratégias eficazes para eliminar a doença. Os casos no Brasil (principalmente na Região Norte), na Venezuela e na Colômbia representam 86% dos afetados na América do Sul.

Materiais veiculados pela Empresa Brasil de Comunicação, disponíveis em seu acervo, demonstram evolução na pesquisa da doença. O programa Brasil Rural informou que micro-organismos presentes no guaranazeiro poderiam ser utilizados no combate à malária.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Acic faz apelo para que empresas e comunidade permaneçam atentas aos cuidados com a Covid-19

Assunto foi tratado na noite dessa segunda-feira, 22, durante reunião de diretoria da entidade empresarial

Beleza Segura: minicurso abordará cuidados com instrumentos para profissionais de Braço do Norte

O Beleza Segura, que é gratuito e aberto a todos os profissionais que atuam na área da beleza

Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma alerta sobre cuidados com trabalhos em altura

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) orienta para o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) da forma correta

Proprietários de terrenos baldios são notificados em Balneário Rincão

Os proprietários têm 10 dias para limpar o terreno, se não ocorrer, a multa pode chegar a R$ 952,00.