A busca pelo Conhecimento

A Marcha da Destruição: A Estratégia de Sherman Contra o Sul

Foto – Divulgação

No ano de 1864, quase ao fim da Guerra Civil Americana (1861 – 1865), um conflito travado entre o Norte e o Sul da nação, ocorreu uma marcha através do território do estado da Geórgia, que ficou conhecida como “Marcha ao Mar” ou “Marcha de Sherman”.

As tropas do Norte, comandadas pelo Major General William Tecumseh Sherman, começaram a planejar uma marcha para adentrar o território da Geórgia, que havia sido capturada pelas forças do Sul em setembro de 1864. Elas então foram divididas em dois grupos, mas com um único propósito: destruir tudo aquilo que de alguma forma pudesse apoiar o esforço de guerra das tropas sulistas.

A marcha iniciou em 15 de novembro daquele ano, com aproximadamente 62 mil homens, que destruíram toda a infraestrutura econômica que ajudava as forças do Sul, incluindo ferrovias, fábricas, plantações e armazéns de suprimentos. Sherman e suas tropas confiscavam alimentos das fazendas da região com o intuito de causar sofrimento aos civis e acelerar o fim da guerra, demonstrando que as tropas do Sul não tinham capacidade para proteger sua população.

A marcha encerrou no dia 21 de dezembro de 1864, com a captura da cidade de Savannah, na Geórgia, pelas tropas do Norte. Relatos contam que, após isso, o general telegrafou ao presidente do país, Abraham Lincoln, oferecendo a cidade como um verdadeiro “presente de Natal”. Com essa vitória, as tropas do Norte conseguiram elevar sua moral, enquanto as tropas do Sul ficaram desmoralizadas e sem chão.

Esse evento teve um grande impacto no contexto da Guerra Civil Americana, gerando controvérsias até os dias atuais devido ao sofrimento desnecessário que a população civil passou para que as tropas do Norte conseguissem capturar a cidade e elevar sua moral.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. Marcha ao Mar. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcha_ao_Mar Acesso em 10 dez. 2024

Notícias Relacionadas

Ingressos solidários para o último jogo do Criciúma em casa começam a ser vendidos nesta sexta-feira

Uma ação especial promete transformar a última partida em casa em um momento de união e solidariedade para a comunidade.

Estudante de Criciúma é surpreendido em escola por guarnição policial

Emoção marcou encontro que ficará eternizado na memória do jovem.

1886: o ano em que o papel ganhou furos

O mecanismo do furador é baseado em uma alavanca que pressiona cilindros metálicos afiados contra o papel, criando furos precisos

Saída de pista deixa dois homens feridos na SC-443 em Sangão

Vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Caridade de Jaguaruna.