Geral

A narrativa que rendeu o ‘Oscar’ da radiodifusão catarinense para jornalista lauromüllense

Analogia sensível e perspicaz ao capturar a emoção dos torcedores fez com que Eduardo Madeira recebesse o Prêmio ACAERT/Microfone de Ouro, como Repórter Esportivo.

Foto: Divulgação

“Fiz uma relação entre a chuva que caía em Criciúma ao choro de emoção que muitos torcedores tinham ao ver aquela vitória tão importante”. O olhar aguçado e a habilidade de captar e transmitir emoções de maneira poética renderam ao jornalista lauromüllense Eduardo Madeira o Prêmio ACAERT/Microfone de Ouro, considerado o Oscar da radiodifusão catarinense, na modalidade Repórter Esportivo.

O trabalho em questão descrevia o segundo gol do Criciúma na vitória sobre o Botafogo (SP), no jogo do acesso à Série A. A narração buscava tocar o coração da audiência que o ouvia, mas o profissional não poderia imaginar naquele momento as consequências que essa analogia sensível e perspicaz teria em sua vida.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

“Receber um reconhecimento desse calibre enche de orgulho e satisfação. Não posso deixar de dividir essa conquista com meus colegas de emissora. Afinal de contas, uma transmissão esportiva é um enorme carrossel, cheio de engrenagens, onde cada peça tem seu peso e seu destaque no funcionamento”, declara ao discorrer sobre o que este reconhecimento representa para ele.

Foto: Rafaela Custódio

Atualmente, o jornalista atua na Rádio Cidade em Dia. Ele iniciou sua carreira na Rádio Guarujá e, posteriormente, migrou para os microfones da Rádio Cruz de Malta. Além destas emissoras de rádio, realizou projetos paralelos. “Já pude fazer alguns serviços para veículos como a antiga Rádio Hulha Negra, o Tabelando e o Portal Engeplus. Hoje, além de ser um dos repórteres esportivos da Cidade em Dia, apresento o programa Jornal da Cidade”, detalha.

O primeiro envolvimento com o jornalismo esportivo se deu em 2014, mas o amor pelo futebol vem de berço. “Sempre fui um apaixonado por futebol, desde a infância, até por influência dos meus familiares, que também sempre acompanharam muito o esporte. O caminho foi natural. Queria fazer parte daquilo e a forma que mais me identifiquei foi através da comunicação”, conta.

Para além do recebimento do prêmio, a relação com o Criciúma Esporte Clube em sua carreira é marcada por um vínculo forte, que perpassa tanto os momentos de dificuldades quanto os de conquistas. “Por mais que os jogos fora de casa sejam muito marcantes, e através do rádio já cruzei por alguns estados e estádios, sem dúvida alguma que os grandes momentos do Criciúma são os mais importantes da carreira”, comenta.

Apesar de uma exaustiva dedicação se fazer necessária, os resultados refletem toda a energia depositada e acabam sendo recompensadores. “Peguei época de ‘vacas magras’ do clube, mas pude ver de perto essa ascensão dos últimos anos e pude relatar e cobrir dois títulos estaduais, além do acesso à Série A. Foram coberturas extensas, cansativas, mas de muita satisfação por entregar um trabalho bem feito”, conclui.

Foto: Divulgação

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Sobre o Prêmio ACAERT

O Prêmio ACAERT/Microfone de Ouro está em sua 12ª edição. Durante o encerramento do 19° Congresso Catarinense de Rádio e Televisão/ACAERT Next, no Centrosul, em Florianópolis, os classificados nos primeiros lugares das 31 modalidades da premiação foram revelados e receberam certificados e troféus.

A edição de 2024 recebeu mais de 900 trabalhos de todas as regiões de Santa Catarina e bateu o recorde de inscrições. As modalidades se dividem em quatro categorias: Profissionais de Rádio, Televisão, Agências de Propaganda e Acadêmicos em Comunicação. Dentre os inscritos, cinco finalistas foram selecionados por um júri de profissionais catarinenses da comunicação. Em seguida, os trabalhos foram analisados por um júri nacional de especialistas.

Notícias Relacionadas

Jornalista Marco Antonio Zanfra lança seu segundo romance policial, pela Editora Unisul

O livro será lançado a partir das 19 horas desta terça-feira, 17 de abril, no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Moreira abre mão e Mauro Mariani é o pré-candidato do MDB ao Governo

Decisão foi tomada em reunião da executiva do MDB na manhã desta segunda-feira (18) em Florianópolis.

Casal lauromüllense consegue autorização na Justiça para viajar com cão para o exterior

Mesmo após terem sido informados que o serviço seria disponibilizado e terem realizado os trâmites necessários, companhia aérea se negou.

Jornalista italiana Giovanna Cucè lança livro na UniSatc

Iniciativa faz parte do festival “Mia Cara”, promovido pelo Consulado da Itália no Brasil