Trânsito

A nova sinalização da BR-101 Sul: os Marcos Quilométricos

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

A nova sinalização da BR-101 Sul catarinense está sendo instalada desde 2010, com a finalização de trechos com pistas duplicadas. Desde então, os usuários da rodovia federal vem acompanhando a mudança da sinalização antiga, provisória de obras, pela definitiva. Além da implementação de novos elementos de sinalização, outros sinais existentes são mudados por novas unidades. O exemplo disso são os Marcos Quilométricos, placas que indicam a quilometragem e direção que está sendo seguida.

Os marcos começaram a ser instalados em julho de 2012, iniciada no km 330, em Tubarão até o km 387, em Içara. Disposta em cada quilômetro, no bordo de pistas em ambos sentidos de tráfego, a sinalização serve de indicação e orientação, sendo que há aglomerados urbanos, residências, comércios e indústrias que têm como endereço a BR-101 Sul. A nova sinalização vai auxiliar na busca pela localização desses pontos lindeiros a rodovia, bem como servir de orientação direcional, sendo que no topo dos marcos há a indicação Norte ou Sul.

O terceiro volume do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) trata da sinalização vertical de indicação, onde estão inclusos os Marcos Quilométricos. De acordo com o manual, as placas de identificação quilométrica indicam ao condutor a posição em relação ao início da via ou à divisa de Estados. Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e orla externa em azul, as legendas, tarjas e orla interna figuram em branco.

Os marcos quilométricos têm 2,1 metros de altura, contando do pavimento ao início da placa, com 50 cm de largura por 85 cm de altura, sem a identificação do ponto cardeal que indica o sentido de fluxo. A sinalização devem estar de 50 cm a um metros de distância afastado do bordo da pista. A fonte utilizada para a composição desta sinalização é a Alphabets for Highway Signs and Pavement Markings, com altura de 15 cm para letras e números, 12,5 cm para o ponto cardeal e 15 cm para as siglas.

Os materiais mais adequados para a confecção das placas, são o aço, alumínio, poliéster reforçado com fibra de vidro e madeira imunizada. Os materiais mais utilizados para a confecção do fundo são as películas e as tintas. As películas utilizadas são as plásticas (não retrorrefletivas) ou as retrorrefletivas e as tintas utilizadas são o esmalte sintético, fosco ou semifosco, ou a pintura eletrostática. O verso da placa deve ser pintado com tinta fosca ou semifosca, na cor preta. Os materiais das placas devem atender às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou normas vigentes nos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito ou normas internacionais.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC