Geral

“A Quatro Punhos”: Livro conta história de ex-boxeador lauromüllense

Obra será lançada na sexta-feira (12), em Lauro Müller

Duas lendas vivas do boxe brasileiro estão em Lauro Müller para o lançamento do livro “A Quatro Punhos”. A obra, escrita pelo jornalista Osny Tavares, conta em detalhes a história e a paixão pelo boxe do casal de pugilistas Macaris do Livramento e Rosilete dos Santos.

A cerimônia oficial de lançamento irá acontecer nesta sexta-feira (12), às 19h30min, nas dependências do Centro de Convivência do Idoso, Manoel João Nasario. O livro está indicado, inclusive, para concorrer ao prêmio Jabuti, o maior prêmio da literatura do país.

Trajetórias de sucesso

Nascido em Lauro Müller em 1960, Macaris mudou-se com a família aos cinco anos de idade para Curitiba, no estado do Paraná. Em 1986 começou a lutar boxe, profissionalizando-se em 1989 quando se tornou um dos principais nomes do boxe paranaense.

Foi campeão mundial em 1997. Antes, ficou conhecido por cair do ringue junto com o adversário Ralf Riveros numa luta no Círculo Militar, em que as cordas falharam e não seguraram o lutador. Foram 110 lutas na categoria médio-ligeiro (até 69,8 kg) com 105 vitórias, 75 por nocaute, e cinco derrotas. Em 2012 Macaris foi nomeado campeão emérito. Um cartel de respeito.

Depois de abandonar os ringues aos 46 anos de idade, Macaris do Livramento não se afastou do boxe. Trabalha na revelação de novos talentos, tomando a frente da Federação Paranaense de Boxe e organizando lutas.

A esposa Rosilete dos Santos nasceu em 1975 na cidade de Castro (PR) e até os 18 anos, trabalhou na roça. Depois, passou a trabalhar como empregada doméstica. O interesse pelo boxe surgiu quando assistiu a uma luta de Macaris do Livramento em Castro. Começou a trabalhar com ele, treinando durante parte do dia e ajudando na montagem dos ringues.

Estreou no boxe amador em 2001. Em 2003, iniciou no boxe profissional. Em 2008, tornou-se a primeira lutadora nascida do Brasil a conquistar um título mundial de boxe, vencendo o cinturão da Comissão Mundial de Boxe. Em 2011, ganhou o título mundial da WIBA.

Sua última luta como boxeadora foi no dia 20 de abril de 2013 com vitória por nocaute sobre a argentina Carina Britos, neste dia a boxeadora anunciou sua aposentadoria e o fim de uma hegemonia na categoria. Porém, uma decisão publicada na semana seguinte, garantiu o título eterno como campeã emérita da WIBA (Associação Mundial de Boxe Feminino).