A busca pelo Conhecimento

A Revolução de 1930

Foto – Divulgação

Desde o ano de 1889, com a proclamação da República até 1930, ocorreu no Brasil a chamada “República Velha”, marcada pela política do café com leite, que era o revezamento do poder da presidência somente entre mineiros e paulistas. Outra característica dessa época era o coronelismo, ou seja, grandes proprietários de terra que usavam da violência e da fraude eleitoral para garantirem vantagens para si próprios ou para os candidatos que apoiavam.

O descontentamento por parte de alguns estados com o fato de o poder do país estar centrado apenas nas mãos de São Paulo e Minas Gerais, juntamente com o estouro da crise econômica nos Estados Unidos em 1929, alegações de fraudes eleitorais por parte da aliança que apoiava o militar Getúlio Vargas e o assassinato, em julho de 1930, do candidato à vice-presidência de Vargas, João Pessoa, levaram à instauração de um golpe de estado em 24 de outubro de 1930.

Isso fez com que o presidente em exercício Washington Luís fosse deposto de seu cargo e impediu, posteriormente, que o presidente eleito Júlio Prestes assumisse a presidência em novembro daquele ano. Uma junta militar então se formou para liderar o país, composta pelos generais Menna Barreto e Tasso Fragoso e pelo almirante Isaías de Noronha, que juntos permaneceram no poder até o dia 3 de novembro, quando entregaram o governo do Brasil a Getúlio Vargas.

Getúlio Vargas ficou no poder provisoriamente por quatro anos, até 1934, quando foi oficialmente eleito presidente constitucional pela Assembleia Constituinte. Esse golpe ficou marcado na história por dar fim à República Velha e iniciar a famosa Era Vargas, que perdurou até 1945 e trouxe várias mudanças no cenário político e econômico nacional.

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org

https://www.todamateria.com.br

https://www.historiadobrasil.net

Notícias Relacionadas

Indicação e Pedido de Informação entram em pauta na sessão da Câmara de Lauro Müller

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os vereadores Valdecir Miotello (União Brasil) e Guilherme Coan (PSD).

Vereadores de Orleans aprovam dois Projetos de Lei e três Indicações

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os vereadores Euclides Pilon (PSDB), Maiara Dal Ponte Martins (MDB) e Gabriel Bianco (MDB).

Cônsul do Criciúma na região da AMUREL é substituído após polêmica

O representante do Consulado do Tigre, em Tubarão, comemorou o título do Flamengo após a conquista do clube carioca na decisão da Copa do Brasil

Polícia Militar investiga denúncias de agressão contra duas mulheres em estacionamento de supermercado em Içara

A gerência do supermercado onde ocorreu o fato se posicionou contra qualquer tipo de violência e afirmou que colaborará com as investigações.