Geral

Abadeus participa da Fenafashion

A Associação Beneficente Abadeus está participando da Feira Nacional para Indústria da Moda – Fenafashion, que encerra nesta sexta-feira (26) no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti em Criciúma. A instituição, que forma mão de obra para o setor do vestuário, está com um stand onde expõem o projeto Desenvolvendo Talentos para Inclusão Social, que é patrocinado pelo programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, e forma mão de obra para o setor da confecção.

Segundo a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, a instituição está participando do evento como instituição convidada. “É um reconhecimento do setor pelo trabalho que vem sendo feito na formação de mão de obra”, afirma Shirlei.

Quem for até espaço da Abadeus na feira, vai poder ver o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Instituição. “Oferecemos três cursos: costura industrial, modelagem plana e modelagem computadorizada. Todos são oferecidos gratuitamente para os participantes”, explica a coordenadora pedagógica da Abadeus, Rodicelia Felipe, a Rodi. No stand está sendo exposto peças feitas pelos alunos dos cursos, usando materiais doados pelas empresas e customização de algumas peças do brechó.

Nos últimos dois anos o projeto Desenvolvendo Talentos para a Inclusão Social capacitou 400 pessoas. O número representa cerca de 15% da demanda de vagas existentes no mercado, segundo a diretora executiva de entidade Shirlei Monteiro. Ela ainda lembra que o projeto só existe por meio do patrocínio nacional da Petrobras, que possibilitou a montagem de laboratórios modernos, reproduzindo o ambiente de fábrica no processo de aprendizagem.

Hoje, segundo dados do próprio setor, a indústria do vestuário gera em torno de 10 mil postos de trabalho no sul do estado de Santa Catarina.

Colaboração: Antonio Rozeng