Geral

Aberta a temporada de baleias francas

Em busca de águas mais quentes, as baleias francas costumam migrar para a costa do sul do Brasil, abrindo a temporada de avistamento da espécie, que segue até setembro.

A expectativa do Projeto Baleia Franca é de que, durante a temporada, o número dos animais que vêm para o Litoral catarinense seja entre 100 e 120. Somente no ano passado foram avistadas 107 baleias.

De acordo com a diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, a previsão é de que, até o fim da temporada, aumente consideravelmente o número de baleias. “O auge é setembro. Desde sábado, uma baleia está sendo avistada na Praia da Ribanceira, em Imbituba, mas ainda não sabemos exatamente quantas estão no Litoral”, explica.

Um sobrevoo está marcado para ocorrer no fim deste mês. A partir disso, será possível saber quantos animais adultos e filhotes estão no Litoral. “Nosso primeiro sobrevoo já está marcado e poderemos ter uma ideia de quantas vieram. Mas somente a partir de setembro é que teremos um número consolidado”, ressalta.

Além de dados quantitativos, a expectativa da diretora do projeto também está em saber quais são as baleias que estão no Litoral. “Queremos ver quais são as baleias, se são conhecidas e estão retornando,
bem como o nascimento de filhotes, o que mostra que a espécie está crescendo. Por enquanto, avistamos apenas de longe e não deu para saber se era ou não uma baleia que sempre vem”, conta Karina.

Desde o dia 8 de junho, cerca de 36 baleias francas foram avistadas pelo projeto. A primeira apareceu dia 8, em Torres, no Rio Grande do Sul, e em Santa Catarina foi dia 12 de junho, na praia do Mar Grosso, em Laguna. Até terça-feira, cinco animais estariam no Litoral do Estado.

Conforme matéria do Diário do Sul, a temporada de baleias ocorre entre junho e setembro, quando a espécie costuma migrar em busca de águas quentes e para a reprodução. O período de gestação de uma baleia franca é de um ano e os machos também saem das águas mais geladas para tentar acasalar no mar quente. Os animais vêm com uma reserva de alimento e ficam em jejum durante esta época do ano.